Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7597
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estado da arte do método de resolução de problemas no ensino da matemática: publicações em periódicos brasileiros de 2016-2023 |
Autor(es): | Schindler, Douglas Daniel |
Primeiro Orientador: | Borges, Pedro Augusto Pereira |
Primeiro membro da banca: | Perolin, Radael de Souza |
Segundo membro da banca: | Petry, Vitor José |
Resumo: | Realizar pesquisas sobre resolução de problemas são cruciais para impulsionar a inovação, melhorar a educação, desenvolver habilidades essenciais e enfrentar os desafios sociais e globais do momento. Desta forma, nesta pesquisa do tipo estado da arte, foi realizado um levantamento das produções brasileiras sobre a resolução de problemas, encontradas nos artigos das revistas de Educação Matemática, classificadas com Qualis A pela CAPES, com o objetivo de identificar quais são as fundamentações teóricas utilizadas pelos autores nestes materiais. A partir de uma revisão sistemática da literatura foram encontrados 113 artigos que constituíram o corpus de dados, para serem analisadas seguindo as técnicas de Análise de Conteúdo, de onde foi possível identificar dez categorias. Os principais resultados revelam que a maior parte dos artigos são fundamentados em etapas ou estratégias de resolução de problemas, trazendo como principais teóricos Pólya, Onuchic, Allevato, Schroeder e Lester. Esse apontamento pode contribuir com pesquisas futuras que desejam realizar pesquisas sobre resolução de problemas, especialmente no que se refere a teorias e teóricos sobre esta área do conhecimento. |
Abstract/Resumen: | Conducting problem solving research is crucial to driving innovation, improving education, developing essential skills, and addressing the social and global challenges of the moment. Thus, in this state of the art research, a survey was carried out of Brazilian productions on problem solving, found in articles in Mathematics Education magazines, classified as Qualis A by CAPES, with the aim of identifying what the theoretical foundations are. used by the authors in these materials. From a systematic review of the literature, 113 articles were found that constituted the data corpus, to be analyzed following Content Analysis techniques, from which it was possible to identify ten categories. The main results reveal that most of the articles are based on problem so lving steps or strategies, bringing Pólya, Onuchic, Allevato, Schroeder and Lester as the main theorists. This note can contribute to future research that wishes to carry out research on problem solving, especially with regard to theories and theorists about this area of knowledge. |
Palavras-chave: | Resolução de problemas Ensino e aprendizagem Matemática Educação Pesquisa bibliográfica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7597 |
Data do documento: | 20-Mar-2024 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SCHINDLER.pdf | 679,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.