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Tipo: Dissertação
Título: Vocês entendem do que estamos falando? Educação escolar indígena e a política curricular no cotidiano da terra indígena Toldo Imbu em Abelardo Luz/SC
Autor(es): Santos, Sandra de Paula
Primeiro Orientador: Andreis, Adriana Maria
Primeiro coorientador: Ferreira, Bruno
Primeiro membro da banca: Santos, Claudecir dos
Segundo membro da banca: Bergamaschi, Maria Aparecida
Terceiro membro da banca: Vicenzi, Renilda
Resumo: A luta pelo respeito às especificidades do povo indígena é tematizada nesta pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação da UFFS, na linha de Políticas Educacionais. Assenta-se na defesa histórica das lideranças indígenas que lutam por uma educação que valorize os conhecimentos e saberes indígenas, mas que tem enfrentado resistência para a sua efetivação. Assim, a problemática investigativa implica o conjunto de documentos curriculares em relações com o cotidiano na Terra Indígena Toldo Imbu, em Abelardo Luz, Estado de Santa Catarina (SC). Ao interrogar sobre como as políticas curriculares se efetivam concretamente no cotidiano, o objetivo foi analisar as políticas públicas curriculares que envolvem o processo educativo escolar indígena na realidade para discutir os desafios do respeito à uma formação diferenciada para esta educação escolar a partir da Constituição de 1988. Metodologicamente, são levantados os documentos nacionais, Constituição Federal de 1988, Plano Nacional de Educação, Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas, entre outros que criam normas para educação escolar indígena. As regulamentações legais e seus processos de implementação no Estado de Santa Catarina servem ao diálogo que dá voz aos indígenas como sujeitos participativos para discutir essas políticas. Especificamente, o caminho compreende a análise documental e a realização de uma roda de conversa com professores e alunos da escola indígena Cacique Karenh, lideranças e anciãos do lugar. Esta pesquisa está estruturada em quatro capítulos. Na introdução comentamos a trajetória da pesquisadora e a cultura Kaingang; no capítulo dois realizamos as primeiras aproximações teórico-conceituais, destacando a educação escolar indígena e as políticas educacionais; no capítulo três discutimos a educação escolar e as populações indígenas; no capítulo quatro, por meio das rodas de conversa, trazemos as conquistas e desafios da educação escolar indígena na Terra Indígena Toldo Imbu e nas considerações finais analisamos os resultados da pesquisa e apontamos aspectos conclusivos. Nas considerações finais analisamos os resultados da pesquisa e apontamos aspectos de avanços e desafios sobre a educação escolar indígena. Isto porque os resultados da pesquisa mostram que há várias legislações que buscam garantir o direito à educação escolar indígena, no entanto, esta proposta educativa precisa ser pensada e melhorada e garantida na prática; ou seja, precisa sair do papel. Além disso, cabe ressaltar que a educação escolar trazida pelos fóg (não-índio) tem induzido o processo de construção de conhecimentos indígenas, assim como as práticas educativas, porém, é necessário apropriar-se dos métodos pedagógicos indígenas, trazendo coerentemente os conhecimentos ancestrais para dialogar com outros tipos de conhecimento no ambiente escolar.
Abstract/Resumen: Vēnhrá tag vȳ ta fóg ag pã’ĩ tȳ ēg kanhrãn fã to papé ránhrán ja tugnȳm ēg kanhkã vĩ ke ēmē nón. To kanhrãn kar to tugnȳm vēnh kanhró’e kri, kanhgang ag vĩ ke ēmē, fóg ta pã’ĩ tȳ ēg kanhrãn fã to papé ránhrán ja ti hãren kȳ nȳ ēmã ta toldo imbu kãki. Vēso vēnhrá ta rán rán ka nȳ tĩ tȳ ēg mȳ ēg hãren kȳ gĩr kanhrãn kej ke to tó. Fóg ta pã’ĩ tȳ ēg kanhrãn fã to papé ránhrán ja jãvãnh kȳ ũn ve ēn ven, ti heren kȳ kanhrãn fã kãki ke nȳtĩ kar tugnȳm, ti tȳ ēmã mȳ ki ã ke tĩ. Fóg ta pã’ĩ tȳ ēg kanhrãn fã to papé ránhrán mȳ ēg tȳ ēg kanhrãn tȳ’ ũ kar ēg to kinhra pē tugnȳm kar mȳ ēg ēmã mré ke. Ēg kanhkã kanhrãnrãn fã tȳ kanhgág ēmã ta toldo imbu, ēg kófa kar pã’i to kinhrãn ag hēren ka fóg ta pã’ĩ tȳ ēg kanhrãn fã to papé ránhrán ve ti. Vēnhrágrá tȳ ránrán kȳ nȳ to tugnȳm ke vē. To kanhrãn tég tag vȳ to rãnhrãj kar to vãmén fóg ta pã’ĩ tȳ ēg mȳ papé ránhrán kȳ ēg kanhrãn fã to. Fóg ta pã’ĩ tȳ ēg mȳ papé ránhrán tag mȳ ki hã ke nȳtĩ kar ēg kanhkã to ēkre ãn kinhrãg jé, mȳ ēmã mȳ há, ke tun mȳ tȳ há tūn. Vēnhrá tȳ ránrán kȳ nȳ tĩ kar ēmã kãki kanhrãn rãn fã, pã’i kar kófa tón to kanhrãn kar rán. Rãnhrãj tag vȳ rá’e, ti kar ki ja rãnhrãj mū ver. Ti rá régre ki ja ven mū to rá ve ki ūn fóg ag vēnhrá ta ki han kar to tugnȳm vēnhkanhrãn fã to papé to. Kar ja ver ta kãki ēg kófa ag kanhrãn fã kar kanhrãn fã to ven mū. Kãpãn, vēnhrá tēgtū , to kanhrãn ven ti to ki hã ke kar ēg kanhkã ta tu vĩ mū tĩ ēg to vãsãn to ve sĩ han. Ti rá vēnhkēgrá, sȳ hãren kȳ han ke, ka ja inha vēnhrá kar vãmer tag nón han. Kar, kãki kanhrãn fã cacique karenh kar inh ēmã ta toldo imbu to vãmén sĩ han. Kãki kanhrãn ta cacique karenh to kanhrãn tag pi ver tūg mū, hãre vēnh ãkre to rãnhrãj vȳ ki nȳtĩ. Kar kãjatun tūg ki inh vēnhrán tag to vãmen ja vȳ ta kanhrãn fã, kófa kar pã’i tȳ ti nén’ū hyn han jé kar to kanhrãn ja ki nén’ū há han kar inh vēnhrá tag ki to rãnhrãj.
Palavras-chave: Política educacional
Ensino e aprendizagem
Povo kaingang
Terra Indígena Toldo Imbu
Educação básica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7610
Data do documento: 27-Mar-2024
Nível: Mestrado
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