Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7689
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fioresi, Claudia Almeida-
dc.contributor.advisor-co1Bertoldo, Raquel Roberta-
dc.creatorFiuza, Vanessa Bomkoski-
dc.date2023-12-15-
dc.date.accessioned2024-05-29T12:57:40Z-
dc.date.available2024-05-29T12:57:40Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7689-
dc.description.abstractThe present work aimed to carry out an analysis of the circulation of the theme Astronomy in the series Cosmos: worlds possible (2020). This series is made up of 13 episodes, 4 of which were selected for analysis because they explore topics about Astronomy. Such analyzes followed Bardin (2011) content analysis methodology. We found that the way the series presents the theme of Astronomy can be a great ally for inserting Scientific Dissemination into formal education spaces. To this end, a total of 24 units of analysis emerged from the analysis covering the theme of Astronomy, which were related to: Force of Gravity, Formation of the Solar System, Cosmic Calendar and Hypotheses. In this way, audiovisual can act as a vehicle for scientific dissemination, helping to approach the topic of Astronomy in the classroom.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise da circulação do tema Astronomia na série Cosmos: mundos possíveis (2020). A referida série é composta por 13 episódios nos quais quatro deles foram selecionados para análise por explorarem assuntos sobre Astronomia. Tais análises seguiram os pressupostos da metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2011). Verificamos que a forma como a série apresenta o tema de Astronomia pode ser uma ótima aliada para inserir a Divulgação Científica em espaços de educação formal. Para tanto, emergiram da análise um total de 26 unidades de análises abrangendo o tema Astronomia, as quais se relacionaram com: Força da Gravidade, Formação do Sistema Solar, Calendário Cósmico e Hipóteses. Deste modo, acreditamos que o formato audiovisual pode atuar como veículo de divulgação científica, auxiliando a abordagem do tema Astronomia em sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2024-05-21T18:25:46Z No. of bitstreams: 1 FIUZA.pdf: 1748322 bytes, checksum: 5812b22ec816817f863c8c52062efd0b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-05-29T12:57:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FIUZA.pdf: 1748322 bytes, checksum: 5812b22ec816817f863c8c52062efd0b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-29T12:57:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FIUZA.pdf: 1748322 bytes, checksum: 5812b22ec816817f863c8c52062efd0b (MD5) Previous issue date: 2023-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectDivulgação ciêntificapt_BR
dc.subjectMultimeiospt_BR
dc.titleAnálise da série Cosmos Mundos Possíveis (2020) como uma possibilidade de divulgação científica para o ensino de astronomiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FIUZA.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.