Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7689
Type: Monografia
Title: Análise da série Cosmos Mundos Possíveis (2020) como uma possibilidade de divulgação científica para o ensino de astronomia
Author: Fiuza, Vanessa Bomkoski
First advisor: Fioresi, Claudia Almeida
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Bertoldo, Raquel Roberta
Resume: O presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise da circulação do tema Astronomia na série Cosmos: mundos possíveis (2020). A referida série é composta por 13 episódios nos quais quatro deles foram selecionados para análise por explorarem assuntos sobre Astronomia. Tais análises seguiram os pressupostos da metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2011). Verificamos que a forma como a série apresenta o tema de Astronomia pode ser uma ótima aliada para inserir a Divulgação Científica em espaços de educação formal. Para tanto, emergiram da análise um total de 26 unidades de análises abrangendo o tema Astronomia, as quais se relacionaram com: Força da Gravidade, Formação do Sistema Solar, Calendário Cósmico e Hipóteses. Deste modo, acreditamos que o formato audiovisual pode atuar como veículo de divulgação científica, auxiliando a abordagem do tema Astronomia em sala de aula.
Abstract: The present work aimed to carry out an analysis of the circulation of the theme Astronomy in the series Cosmos: worlds possible (2020). This series is made up of 13 episodes, 4 of which were selected for analysis because they explore topics about Astronomy. Such analyzes followed Bardin (2011) content analysis methodology. We found that the way the series presents the theme of Astronomy can be a great ally for inserting Scientific Dissemination into formal education spaces. To this end, a total of 24 units of analysis emerged from the analysis covering the theme of Astronomy, which were related to: Force of Gravity, Formation of the Solar System, Cosmic Calendar and Hypotheses. In this way, audiovisual can act as a vehicle for scientific dissemination, helping to approach the topic of Astronomy in the classroom.
Keywords: Didática
Ensino e aprendizagem
Divulgação ciêntifica
Multimeios
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7689
Issue Date: 15-Dec-2023
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FIUZA.pdf1,71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.