Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7703
Type: Dissertação
Título : Horta escolar como uma possibilidade de ensino interdisciplinar: análise dos materiais pedagógicos do município de Laranjeiras do Sul
Author: Paula, Prycyla Paola de
First advisor: Fey, Rubens
Resume: Quando se pensa em um projeto diferente para ser realizado na escola já vem na mente a construção de uma horta. Pois professores, diretores e alunos conseguem visualizar que as hortas possuem inúmeras atividades que podem ser exploradas na prática. A horta é um laboratório ao ar livre e um instrumento preciosíssimo de ensino aprendizagem. Porém o que podemos constatar que há uma certa escassez de atividades que utilizam a horta escolar como ferramenta de aprendizagem utilizando a metodologia interdisciplinar na aplicações dos conteúdos disposto no currículo escolar. Diante dessa problemática apontada, nessa dissertação, buscou-se realizar uma análise documental através dos materiais didáticos ofertados no município de Laranjeiras do Sul – Paraná, para os anos de 1o, 2o e 3o ano do Ensino Fundamental séries iniciais. Se nesses materiais possuem atividades para trabalhar a horta escolar como ferramentas de ensino utilizando a interdisciplinaridade como metodologia. Para a efetivação desse trabalho a pesquisa desdobrou-se em uma pesquisa quantitativa e qualitativa de natureza aplicada de procedimento de análise bibliográfica e documental. As análises foram realizadas em cima da Apostila Aprende Brasil e dos Livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático ofertados no município de Laranjeiras do Sul. A bibliográfica considerou artigos, dissertações e teses sobre a temática investigada. Os resultados da pesquisa evidenciam que há falta de materiais didáticos interdisciplinares que abordam essa temática de maneira teórica e prática tornando assim difícil a manutenção desses espaços dentro da escola. Assim, como sugestão é o desenvolvimento atividades usando a interdisciplinaridade como metodologia utilizando os conteúdos previstos para o 1o, 2o e 3o ano do Ensino Fundamental séries iniciais. Na construção e chegado ao fim evidência –se desenvolver e proporcionais mais atividades e materiais pedagógicos para trabalhar esses espaços de conhecimento dentro do ambiente escolar. Desenvolver materiais para serem utilizados nesses espaços de conhecimento além sala de aula.
Resumen : The research results show that the practice of cultivating a vegetable garden in the school environment, has not yet been part, in most schools surveyed, pedagogical plans and that the main reason for this is the lack of time and a responsible person to work in this space. One of possibilities pointed out in this work is the cultivation of a vegetable garden in small spaces or as an extracurricular activity. The data also underscore the need to think about this space as a pedagogical tool, because, according to teachers and students who develop this activity, it has contributed significantly to the process of teaching and learning. But what we can see is that there is a certain difficulty of materials available to work the garden in an interdisciplinary way using the subjects and contents provided for in the curriculum even more that focuses on agroecology as a form of science and methodology, thus harming the maintenance of these places within the school environment. In view of this problem pointed out, in this dissertation, we sought to carry out a documentary analysis through the teaching materials offered in the municipality of Laranjeiras do Sul - Paraná, for the 1 st , 2 nd and 3 rd year of Elementary School initial series. If they understood the school garden as a theme to be worked on within the curriculum subjects. For the accomplishment of this work the research unfolded in a quantitative and qualitative research of applied nature of procedure of bibliographical and documental analysis. The bibliography considered articles, dissertations and theses on the investigated theme. E The documental research focused on research into teaching materials offered by the municipality, such as: Apostila Aprendi mais Brasil, PNLD textbooks and the curricular proposal in force in municipal schools. The research results show that there is a lack of interdisciplinary teaching materials that work this theme in a theoretical and practical way, thus making it difficult to maintain these spaces within the school. It increasingly needs to develop materials to be used in these spaces of knowledge beyond the classroom.
Palabras clave : Ensino fundamental
Hortas
Material didático
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7703
Fecha de publicación : 2022
metadata.dc.level: Mestrado
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PAULA.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.