Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Almir Paulo dos-
dc.creatorCizerça, Beatriz Fátima-
dc.date2024-04-
dc.date.accessioned2024-08-15T20:40:45Z-
dc.date.available2025-05-01-
dc.date.available2024-08-15T20:40:45Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7742-
dc.description.resumoEsta pesquisa busca evidenciar aspectos históricos, suas funções e aspectos contemporâneos da coordenação pedagógica, para o contexto escolar democrático. Tem por objetivo discutir aspectos democráticos da função do coordenador pedagógico no contexto escolar. A metodologia é qualitativa de abordagem teórica. A formação da coordenação pedagógica, sendo parte integrante da gestão escolar, propicia discutir aspectos pontuais para a formação e orientação de professores, para a melhoria das práticas pedagógicas e o ensino aprendizagem. Quanto à função, vamos encontrar dificuldades em definir, justamente pelas inúmeras contribuições que a coordenação pedagógica acaba assumindo no espaço escolar. Importante destacar a complexidade com que a organização dos sistemas de ensino escolar têm formulado políticas educacionais. Geralmente a escola encontra-se orientada pelos interesses educacionais dos organismos internacionais, bem distante de cada realidade educacional escolar. Merece também, reflexão, a diversidade de problemáticas sociais que a escola acaba acolhendo, numa tentativa de sanar alguns deles. Observa-se que o conhecimento científico, muitas vezes é substituído nos processos formativos, por questões implícitas ao contexto escolar, provindas da organização social como: violência escolar, abandono, evasão, dentre outros, inúmeros. A coordenação pedagógica, também acaba, contribuindo para amenizar esses aspectos. Muitas vezes, desviando-se de sua função. São problemáticas atuais e históricas da educação brasileira presentes no contexto escolar, que modificam várias práticas da gestão escolar, como a da coordenação pedagógica. Esse trabalho é apresentado em três seções: na primeira, a questão histórica de formação do coordenador pedagógico. Na sequência, o debate segue para a função do coordenador pedagógico e para finalizar experiências e práticas formativas de um coordenador pedagógico no contexto da educação escolar. Evidenciamos inúmeros desafios do coordenador pedagógico a serem enfrentados, mas ressaltamos a importância do coordenador pedagógico para o bom andamento dos diversos aspectos das práticas escolares.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T14:30:26Z No. of bitstreams: 1 CIZERÇA.pdf: 177083 bytes, checksum: 2dc06a6f59224b318fb8a190d1a4ef75 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-08-15T20:40:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CIZERÇA.pdf: 177083 bytes, checksum: 2dc06a6f59224b318fb8a190d1a4ef75 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-15T20:40:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CIZERÇA.pdf: 177083 bytes, checksum: 2dc06a6f59224b318fb8a190d1a4ef75 (MD5) Previous issue date: 2024-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectformação para gestorespt_BR
dc.subjectformação continuada para gestores e diretorespt_BR
dc.titleA jornada da coordenação pedagógica e suas ações formativas - uma perspectiva pessoalpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CIZERÇA.pdf172,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.