Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7742
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | A jornada da coordenação pedagógica e suas ações formativas - uma perspectiva pessoal |
Autor(es): | Cizerça, Beatriz Fátima |
Primeiro Orientador: | Santos, Almir Paulo dos |
Resumo: | Esta pesquisa busca evidenciar aspectos históricos, suas funções e aspectos contemporâneos da coordenação pedagógica, para o contexto escolar democrático. Tem por objetivo discutir aspectos democráticos da função do coordenador pedagógico no contexto escolar. A metodologia é qualitativa de abordagem teórica. A formação da coordenação pedagógica, sendo parte integrante da gestão escolar, propicia discutir aspectos pontuais para a formação e orientação de professores, para a melhoria das práticas pedagógicas e o ensino aprendizagem. Quanto à função, vamos encontrar dificuldades em definir, justamente pelas inúmeras contribuições que a coordenação pedagógica acaba assumindo no espaço escolar. Importante destacar a complexidade com que a organização dos sistemas de ensino escolar têm formulado políticas educacionais. Geralmente a escola encontra-se orientada pelos interesses educacionais dos organismos internacionais, bem distante de cada realidade educacional escolar. Merece também, reflexão, a diversidade de problemáticas sociais que a escola acaba acolhendo, numa tentativa de sanar alguns deles. Observa-se que o conhecimento científico, muitas vezes é substituído nos processos formativos, por questões implícitas ao contexto escolar, provindas da organização social como: violência escolar, abandono, evasão, dentre outros, inúmeros. A coordenação pedagógica, também acaba, contribuindo para amenizar esses aspectos. Muitas vezes, desviando-se de sua função. São problemáticas atuais e históricas da educação brasileira presentes no contexto escolar, que modificam várias práticas da gestão escolar, como a da coordenação pedagógica. Esse trabalho é apresentado em três seções: na primeira, a questão histórica de formação do coordenador pedagógico. Na sequência, o debate segue para a função do coordenador pedagógico e para finalizar experiências e práticas formativas de um coordenador pedagógico no contexto da educação escolar. Evidenciamos inúmeros desafios do coordenador pedagógico a serem enfrentados, mas ressaltamos a importância do coordenador pedagógico para o bom andamento dos diversos aspectos das práticas escolares. |
Palavras-chave: | Coordenação pedagógica formação para gestores formação continuada para gestores e diretores |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7742 |
Data do documento: | Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CIZERÇA.pdf | 172,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.