Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7742
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | A jornada da coordenação pedagógica e suas ações formativas - uma perspectiva pessoal |
Author: | Cizerça, Beatriz Fátima |
First advisor: | Santos, Almir Paulo dos |
Resume: | Esta pesquisa busca evidenciar aspectos históricos, suas funções e aspectos contemporâneos da coordenação pedagógica, para o contexto escolar democrático. Tem por objetivo discutir aspectos democráticos da função do coordenador pedagógico no contexto escolar. A metodologia é qualitativa de abordagem teórica. A formação da coordenação pedagógica, sendo parte integrante da gestão escolar, propicia discutir aspectos pontuais para a formação e orientação de professores, para a melhoria das práticas pedagógicas e o ensino aprendizagem. Quanto à função, vamos encontrar dificuldades em definir, justamente pelas inúmeras contribuições que a coordenação pedagógica acaba assumindo no espaço escolar. Importante destacar a complexidade com que a organização dos sistemas de ensino escolar têm formulado políticas educacionais. Geralmente a escola encontra-se orientada pelos interesses educacionais dos organismos internacionais, bem distante de cada realidade educacional escolar. Merece também, reflexão, a diversidade de problemáticas sociais que a escola acaba acolhendo, numa tentativa de sanar alguns deles. Observa-se que o conhecimento científico, muitas vezes é substituído nos processos formativos, por questões implícitas ao contexto escolar, provindas da organização social como: violência escolar, abandono, evasão, dentre outros, inúmeros. A coordenação pedagógica, também acaba, contribuindo para amenizar esses aspectos. Muitas vezes, desviando-se de sua função. São problemáticas atuais e históricas da educação brasileira presentes no contexto escolar, que modificam várias práticas da gestão escolar, como a da coordenação pedagógica. Esse trabalho é apresentado em três seções: na primeira, a questão histórica de formação do coordenador pedagógico. Na sequência, o debate segue para a função do coordenador pedagógico e para finalizar experiências e práticas formativas de um coordenador pedagógico no contexto da educação escolar. Evidenciamos inúmeros desafios do coordenador pedagógico a serem enfrentados, mas ressaltamos a importância do coordenador pedagógico para o bom andamento dos diversos aspectos das práticas escolares. |
Keywords: | Coordenação pedagógica formação para gestores formação continuada para gestores e diretores |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Embargado |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7742 |
Issue Date: | Apr-2024 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CIZERÇA.pdf | 172,93 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.