Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7742
Type: Artigo Cientifico
Título : A jornada da coordenação pedagógica e suas ações formativas - uma perspectiva pessoal
Author: Cizerça, Beatriz Fátima
First advisor: Santos, Almir Paulo dos
Resume: Esta pesquisa busca evidenciar aspectos históricos, suas funções e aspectos contemporâneos da coordenação pedagógica, para o contexto escolar democrático. Tem por objetivo discutir aspectos democráticos da função do coordenador pedagógico no contexto escolar. A metodologia é qualitativa de abordagem teórica. A formação da coordenação pedagógica, sendo parte integrante da gestão escolar, propicia discutir aspectos pontuais para a formação e orientação de professores, para a melhoria das práticas pedagógicas e o ensino aprendizagem. Quanto à função, vamos encontrar dificuldades em definir, justamente pelas inúmeras contribuições que a coordenação pedagógica acaba assumindo no espaço escolar. Importante destacar a complexidade com que a organização dos sistemas de ensino escolar têm formulado políticas educacionais. Geralmente a escola encontra-se orientada pelos interesses educacionais dos organismos internacionais, bem distante de cada realidade educacional escolar. Merece também, reflexão, a diversidade de problemáticas sociais que a escola acaba acolhendo, numa tentativa de sanar alguns deles. Observa-se que o conhecimento científico, muitas vezes é substituído nos processos formativos, por questões implícitas ao contexto escolar, provindas da organização social como: violência escolar, abandono, evasão, dentre outros, inúmeros. A coordenação pedagógica, também acaba, contribuindo para amenizar esses aspectos. Muitas vezes, desviando-se de sua função. São problemáticas atuais e históricas da educação brasileira presentes no contexto escolar, que modificam várias práticas da gestão escolar, como a da coordenação pedagógica. Esse trabalho é apresentado em três seções: na primeira, a questão histórica de formação do coordenador pedagógico. Na sequência, o debate segue para a função do coordenador pedagógico e para finalizar experiências e práticas formativas de um coordenador pedagógico no contexto da educação escolar. Evidenciamos inúmeros desafios do coordenador pedagógico a serem enfrentados, mas ressaltamos a importância do coordenador pedagógico para o bom andamento dos diversos aspectos das práticas escolares.
Palabras clave : Coordenação pedagógica
formação para gestores
formação continuada para gestores e diretores
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Embargado
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7742
Fecha de publicación : abr-2024
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CIZERÇA.pdf172,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.