Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7748| Type: | Artigo Cientifico | 
| Title: | Natureza na educação infantil: contribuição do coordenador pedagógico como fio condutor desse processo | 
| Author: | Snicheloto, Ivone | 
| First advisor: | Pagliarin, Lidiane Limana Puiati | 
| Resume: | O artigo propõe um estudo sobre o tema “Natureza na Educação Infantil” e objetiva compreender as orientações curriculares da Educação Infantil a respeito da interação das crianças com a natureza e analisar o papel do coordenador pedagógico nesse processo. A relação dos educadores e das crianças com a natureza é considerada relevante na atualidade, visto que é necessário resgatar o contato, pois a era tecnológica e a correria do dia a dia acabam afastando as pessoas do meio natural. Com base nisso, problematizamos: “Como o coordenador pedagógico pode contribuir para que os educadores proporcionem contato das crianças com a natureza na Educação Infantil?” A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa com pesquisa documental. O referencial teórico baseia-se em autores como Tiriba (2010, 2018), Barros (2018), Profice (2016), Freire (2013), Libâneo (2003), Sartori e Pagliarin (2016), Sartori e Marcon (2021). Na pesquisa documental, analisamos a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), Referencial Curricular Gaúcho (Rio Grande do Sul, 2018) e o DOTME - Documento Orientador do Território Municipal de Erechim - RS (Erechim, 2021). A partir das análises, concluímos que os documentos reconhecem a importância da relação das crianças com a natureza para proporcionar experiências significativas e interações entre os pares, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças. Destacamos o papel do coordenador como mediador e formador dessa temática nas escolas de Educação Infantil, visando, assim, ao “desemparedamento” da infância (Tiriba, 2018) e potencializando o protagonismo infantil. | 
| Keywords: | crianças natureza Educação Infantil formação docente | 
| Language: | por | 
| Country: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul | 
| Acronym of the institution: | UFFS | 
| College, Institute or Department: | Campus Erechim | 
| Type of Access: | Acesso Embargado | 
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7748 | 
| Issue Date: | Apr-2024 | 
| Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| SNICHELOTO.pdf | 203.68 kB | Adobe PDF | View/Open | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.