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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7760
Tipo: | Monografia |
Título: | Argumentação matemática: um caminho para a compreensão de conceitos matemáticos |
Autor(es): | Urnau, Thamara Gabriele |
Primeiro Orientador: | Scheffer, Nilce Fátima |
Resumo: | Este estudo envolve uma investigação sobre a argumentação matemática na formação do estudante tendo em vista a compreensão dos conceitos matemáticos, possibilitando-lhe a palavra, na sala de aula, para aprender a argumentar, tomar e sustentar suas decisões, bem como para expressar aquilo que pensa de forma consciente e reflexiva. O objetivo geral desta pesquisa é investigar se a argumentação matemática pode promover a compreensão conceitual dos estudantes. O estudo busca respostas ao seguinte problema de pesquisa: “A argumentação matemática pode promover a compreensão conceitual dos estudantes?”. A coleta de dados envolveu a observação, discussão, filmagem e análise das interações dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual de Chapecó/SC. A partir da pesquisa, conclui-se que a argumentação matemática, ao incentivar a justificativa e a explicação de soluções, pode promover a compreensão conceitual e as habilidades cognitivas dos alunos, destacando-se como uma abordagem pedagógica para o ensino da matemática. |
Palavras-chave: | Argumentação Matemática Educação matemática Ensino e aprendizagem Ensino fundamental |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7760 |
Data do documento: | 10-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Matemática |
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