Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7766
Tipo: Monografia
Título: O ensino de matemática financeira na educação de jovens e adultos: uma proposta na perspectiva da educação matemática crítica
Autor(es): Fragas, João Vitor Paz
Primeiro Orientador: Binotto, Rosane Rossato
Resumo: A presente pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso é referente ao ensino da Matemática Financeira na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com uma proposta elaborada na perspectiva da Educação Matemática Crítica. A justificativa para a escolha deste tema foi a importância do conhecimento de Educação Financeira para contribuir nas tomadas de decisões frente a situações financeiras. Assim foi construído um material didático que se espera que contribua para a formação crítica e reflexiva dos estudantes. Para o marco teórico desta pesquisa foram selecionados e estudados textos acerca dos temas Matemática Financeira, Educação Financeira e Educação Matemática Crítica, que serviram de embasamento teórico para construir uma sequência didática na perspectiva da Educação Matemática Crítica para a Educação de Jovens e Adultos. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa propositiva, sendo que para a análise dos foram utilizados os ambientes de aprendizagem segundo Skovsmose, a partir da imaginação pedagógica, realizada pelo autor do trabalho. Como resultados, obteve-se que a sequência proposta tem potencialidades para explorar a Matemática Financeira sob a ótica da Educação Matemática Crítica bem como trabalhar a Educação Financeira com os estudantes.
Abstract/Resumen: This Course Completion Work research refers to the teaching of Financial Mathematics in Youth and Adult Education (EJA) with a proposal elaborated from the perspective of Critical Mathematics Education. The justification for choosing this topic was the importance of knowledge of Financial Education to contribute to decision-making in financial situations. Thus, teaching material was created that is expected to contribute to the critical and reflective training of students. For the theoretical framework of this research, texts on the themes of Financial Mathematics, Financial Education and Critical Mathematics Education were selected and studied, which served as a theoretical basis to build a didactic sequence from the perspective of Critical Mathematics Education for Youth and Adult Education. The methodology used was propositional qualitative research, and learning environments according to Skovsmose were used for the analysis, based on the pedagogical imagination carried out by the author of the work. As a result, it was obtained that the proposed sequence has the potential to explore Financial Mathematics from the perspective of Critical Mathematics Education as well as working on Financial Education with students.
Palavras-chave: Matemática financeira
Educação financeira
Educação matemática
Educação de jovens e adultos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7766
Data do documento: 10-Jul-2024
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRAGAS.pdf16,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.