Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7779
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ensino da cultura afro-brasileira e indígena: percepções de materiais didáticos do novo ensino médio |
Autor(es): | Guarese, Maicon Fernando |
Primeiro Orientador: | Vicenzi, Renilda |
Resumo: | Historicamente o ensino no Brasil esteve voltado aos interesses das elites, o que possibilitou a negação da presença em escolas, especialmente, de crianças e jovens indígenas e negros, e ainda de um currículo colonizador. Muitas vezes, instituições escolares neutralizam práticas discriminatórias (preconceitos, xenofobia, racismo). Entretanto, a educação para as relações étnico-raciais (ERER) auxilia no diálogo para termos uma sociedade mais igualitária e democrática. Dessa forma, nosso objetivo é compreender como a Lei nº 10.639/2003 e a Lei nº 11.645/2008, que determinam a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena na educação básica, são contempladas de forma textual e imagética nos materiais didáticos na área de Ciências Humanas disponibilizados aos professores da rede estadual de ensino do Novo Ensino Médio (NEM), na Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Seara, em Santa Catarina. O problema de pesquisa busca responder a seguinte indagação: Como os temas referentes ao estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena são abordados nas imagens e nos textos nos materiais didáticos do NEM? Para tal feito, as fontes de pesquisa são quatro materiais didáticos: Moderna em projetos: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (2020), Projeto de Vida #MeuFuturo: Ensino Médio (2020), Roteiros pedagógicos do componente Projeto de Vida: material de apoio ao professor (2022) e Moderna plus: Ciências Humanas e sociais aplicadas (2020). A perspectiva teórico-metodológica adotada é da decolonialidade, uma alternativa a razão moderna-ocidental-colonial, pois luta contra a inferiorização do outro, principalmente de não-brancos (afrodescendentes e indígenas), em diálogo com Bento (2012 e 2022), Candau (2012 e 2020), Castro-Gómez (2005), Gomes (2010, 2021 e 2023), Grosfoguel (2007), hooks (2019), Kilomba (2016 e 2020), Krenak (2018), Mignolo (2017a e 2017b), Munanga (1999), Nogueira (2020), Oliveira (2017), Quijano (2007) e Walsh (2013). Metodologia decolonial é o caminho escolhido para refletir acerca das presenças e ausências da educação das relações étnico-raciais nos materiais didáticos. Assim, o método é problematizar as imagens e a escrita que evidenciam, em especial, as ausências que impossibilitam a positivação das histórias, dos corpos, dos territórios de pessoas indígenas e negras. Na análise do material supracitado identificamos que há presenças esparsas, fragmentadas e em geral, estereotipadas sobre a educação das relações raciais. Os materiais didáticos não rompem com a violência epistémica, ainda temos muito que avançar para a implementação da reflexão positivadas de povos indígenas e pessoas negras. |
Abstract/Resumen: | Historically, education in Brazil has been geared towards the interests of the elite, which has made it possible to deny the presence in schools, especially of indigenous and black children and young people, and also of a colonizing curriculum. Educational institutions often neutralize discriminatory practices (prejudice, xenophobia, racism). However, education for ethnic-racial relations (ERER) helps in dialogue to have a more egalitarian and democratic society. Thus, our objective is to understand how Law No. 10.639/2003 and Law No. 11.645/2008, which determine the mandatory teaching of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in basic education, are contemplated in a textual and visual form in the teaching materials in the area of Human Sciences made available to teachers in the state education network of Ensino Médio Novo (NEM), at the Regional Education Coordination (CRE) of Seara, in Santa Catarina. The research problem seeks to answer the following question: How are themes related to the study of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture addressed in the images and texts of NEM teaching materials? To this end, the research sources are four teaching materials: Moderna in projects: Applied Human and Social Sciences (2020), Vida Project #MeuFuturo: High School (2020), Pedagogical guides for the Vida Project component: support material for teachers (2022) and Moderna plus: Applied Human and Social Sciences (2020). The theoretical-methodological perspective adopted is that of decoloniality, an alternative to modern-Western-colonial reason, as it fights against the inferiorization of the other, especially non-whites (Afro-descendants and indigenous people), in dialogue with Bento (2012 and 2022), Candau (2012 and 2020), Castro-Gómez (2005), Gomes (2010, 2021 and 2023), Grosfoguel (2007), hooks (2019), Kilomba (2016 and 2020), Krenak (2018), Mignolo (2017a and 2017b), Munanga (1999), Nogueira (2020), Oliveira (2017), Quijano (2007) and Walsh (2013). The decolonial methodology is the chosen path to reflect on the presence and absence of education on ethnic-racial relations in teaching materials. Thus, the method consists of problematizing the images and writings that highlight, in particular, the absences that make it impossible to positivize the stories, bodies and territories of indigenous and black peoples. In the analysis of the aforementioned material, we identified that there are sparse, fragmented and generally stereotyped presences with regard to the education of racial relations. Teaching materials do not break with epistemic violence, we still have a long way to go to implement positive reflections from indigenous and black peoples. |
Palavras-chave: | Currículo de ensino médio Relações étnicas e raciais Decolonialidade Material didático |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7779 |
Data do documento: | 12-Ago-2024 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GUARESE.pdf | 3,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.