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Tipo: Dissertação
Título: Cidade, territorialidade e educação: auscultando narrativas de estudantes sobre o constituir-se sujeito
Autor(es): Costacurta, Gabriela
Primeiro Orientador: Caracelli Scherma, Camila
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender como as narrativas de estudantes de ensino superior nos permitem auscultar os diferentes modos de incidência do acesso a dispositivos culturais sobre os modos de subjetivação. O recorte metodológico do trabalho baseia-se na pesquisa narrativa. Ao longo da pesquisa, foram realizadas entrevistas com seis participantes, selecionados a partir de chamamento público nas redes sociais. Para análise dos conteúdos das entrevistas, utilizamos do processo de cotejamento, proposto por Bakhtin, que permite colocar em contato diferentes discursos e compreendê-los para além do seus aspectos verbais, levando em consideração o recorte temporal, cultural, social e histórico que o circunscreve. O trabalho tomou forma a partir da delimitação de três objetivos específicos, que orientam a escrita dos capítulos do texto. No primeiro capítulo, revisitamos a formação das cidades enquanto espaços físicos e relacionais, levando em consideração aspectos como moradia, transporte e espaços de socialização (de cultura e lazer). No segundo capítulo, buscamos investigar a relação entre território, territorialidade e formação de subjetividades. Por último, nos atemos a compreender como ocorre a construção, implementação e acesso às políticas educacionais, e de que forma o acesso a elas pode (re)orientar a trajetória formativa de um estudante.
Abstract/Resumen: The present research aims to understand how the narratives of higher education students allow us to auscultate to the different ways of incidence of access to cultural devices on modes of subjectivation. The methodological approach of the work is based on narrative research. Throughout the research, interviews were conducted with six participants, selected from a public call on social media. To analyze the contents of the interviews, we used the comparison process, proposed by Bakhtin, which allows us to put different discourses in contact and understand them beyond their verbal aspects, taking into consideration the temporal, cultural, social and historical context that surrounds it. The work took shape from the delimitation of three specific objectives, which guided the writing of the text chapters. In the first chapter, we revisited the formation of cities as physical and relational spaces, taking into account aspects such as housing, transport and socialization spaces (culture and leisure). In the second chapter, we sought to investigate the relationship between territory, territoriality and the formation of subjectivities. Finally, we focused on understanding how the construction, implementation and access to educational policies occur, and how access to them can (re)orient a student's formative trajectory.
Palavras-chave: Territorialidade
Política educacional
Cidades
Ensino superior
Estudantes universitários
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7781
Data do documento: 12-Ago-2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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