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Tipo: Artigo Cientifico
Título: A prática pedagógica do conselheiro tutelar: do estabelecido ao vivido
Autor(es): Lima, Stefani Iolanda Gomes de
Primeiro Orientador: Levinski, Eliara Zavieruka
Resumo: O presente artigo contextualiza e analisa a prática pedagógica do conselheiro3 tutelar na relação com o estabelecido e o vivido. O estabelecido, aqui debatido, está assentado na legislação que assegura a garantia dos direitos dos sujeitos, especialmente, das crianças e adolescentes, e que compreendemos como inegociável. Já o vivido representa as experiências que inscrevem o trabalho dos conselheiros tutelares, efetivado em diferentes tempos. Tais práticas são compreendidas como referência para os conselheiros que chegam: algumas com caráter processual, outras emblemadas como “intocáveis” – “sempre foi assim” – carecendo de reflexão e análise, especialmente, diante do estabelecido e da realidade vivida. Nesse contexto de potências e limites, o desafio do conselheiro tutelar eleito, é fazer a transposição do projeto reconhecido e aprovado pela população durante o período de eleição. Para o alcance da intenção, o estudo decorre da pesquisa qualitativa com caráter bibliográfico, tendo como referência, em especial, Paulo Freire (1996), Elli Benincá (2010) e Jorge Larrosa (2015,2016), e documental, com apoio na Constituição Federal de 1988, no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990. Simultaneamente, para ilustrar, buscamos registros sobre a própria prática como conselheira tutelar. Os achados, mesmo que provisórios, sinalizam para uma prática pedagógica reflexiva, dialógica e participativa do conselheiro tutelar que colabora para processos educativos democráticos, que formam e transformam no alcance da garantia e proteção dos direitos da criança e do adolescente.
Palavras-chave: Prática Pedagógica
Conselho Tutelar
Direito da criança e do adolescente
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7791
Data do documento: Abr-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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