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Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagens profissionais de professores que ensinam matemática no ensino fundamental – anos finais a partir dos estudos de aula
Autor(es): Andrioli, Antonio Ademir
Primeiro Orientador: Richit, Adriana
Resumo: O estudo de aula (lesson study) é uma abordagem originária do Japão que vem sendo difundida em diversos países devido a sua potencialidade de promover aprendizagens profissionais docentes, melhorar a aprendizagem dos alunos e promover mudanças no ensino. Este trabalho centra-se no objetivo de identificar e compreender as aprendizagens profissionais desenvolvidas por professores que ensinam função afim no nono ano do Ensino Fundamental ao participarem de estudos de aula. Para dar resposta ao problema “Quais aprendizagens são mobilizadas por professores que ensinam função afim no nono ano do Ensino Fundamental em um ciclo de estudos de aula?”, realizamos uma investigação com um grupo de quatro professoras de Matemática ao longo de doze encontros semanais de duas horas cada, nos quais as participantes dedicaram-se ao estudo teórico sobre o ensino, análise discussão das diretrizes curriculares do Ensino Fundamental – Anos Finais, bem como planejamento, lecionação/observação e reflexão da aula de investigação. A pesquisa segue uma abordagem de natureza qualitativa exploratória por meio de estudo de campo. A recolha de dados envolveu observação participante, notas de campo, reflexões escritas pelos professores, gravações dos encontros e entrevistas semiestruturadas, sendo estes, analisados pela perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (2016) pela técnica de análise categorial. Como resultados a análise evidencia que os professores participantes do estudo de aula realizaram aprendizagens profissionais relacionadas aos seguintes aspectos: Planejamento colaborativo, mediante o trabalho em conjunto e a partilha profissional que embasaram a preparação de uma aula que trouxe mudanças na prática; Planejamento como uma dimensão do ensino, na medida em que compreenderam a estreita relação entre os objetivos de ensino e o plano de trabalho elaborado na realização do ensino de determinado tópico; Tarefas matemáticas, visto que as professoras compreenderam a estrutura e as características das tarefas exploratórias e seu potencial para a aprendizagem matemática e; Mudanças na prática, uma vez que puderam compreender a importância de promover mudanças nas aulas para dirimir as dificuldades dos alunos. Inferirmos, portanto, que o estudo de aula possibilita aos professores participantes realizarem aprendizagens profissionais sobre o ensino de Matemática no nono ano do Ensino Fundamental, fomentando mudanças na prática de sala de aula e na cultura profissional docente, assim, desenvolvendo-se profissionalmente.
Abstract/Resumen: Lesson study is an approach originating in Japan that has been disseminated in several countries due to its potential to promote teacher professional learning, improve student learning and promote changes in teaching. This work focuses on the objective of identifying and understanding the professional learning developed by teachers who teach related functions in the ninth year of Elementary School when participating in lesson study. To answer the problem “What learning is mobilized by teachers who teach related functions in the ninth year of elementary school in a lesson study cycle?”, we carried out an investigation with a group of four Mathematics teachers over twelve weekly meetings of two hours each, in which the participants dedicated themselves to theoretical study about teaching, analysis and discussion of the curricular guidelines for Elementary School – Final Years, as well as planning, teaching/observation and reflection of the research class. The research follows an exploratory qualitative approach through field study. Data collection involved participant observation, field notes, reflections written by teachers, recordings of meetings and semi-structured interviews, which were analyzed from the perspective of Bardin’s content analysis (2016) using the categorical analysis technique. As a result, the analysis shows that the teachers participating in the lesson study carried out teacher professional learning related to the following aspects: Collaborative planning, through joint work and professional sharing that supported the preparation of a class that brought changes in practice; Planning as a dimension of teaching, as they understood the close relationship between teaching objectives and the work plan drawn up to teach a given mathematic topic; Mathematical tasks, since the teachers understood the structure and characteristics of exploratory tasks and their potential for mathematical learning and; Changes in practice, since they were able to understand the importance of promoting changes in classes to reduce students’ mathematic difficulties. We infer, therefore, that the lesson study enables participating teachers to carry out professional learning about teaching Mathematics in the ninth year of Elementary School, fostering changes in classroom practice and professional teaching culture and, thus, developing professionally.
Palavras-chave: Formação de professores
Ensino Fundamental
Educação matemática
Métodos de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7803
Data do documento: 19-Jul-2024
Nível: Mestrado
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