Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7812
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | Gestão educacional na perspectiva do coordenador pedagógico: da negação ao consentimento do trabalho coletivo |
Author: | Silva, Antonio Ivan da |
First advisor: | Sartori, Jerônimo |
Resume: | No âmbito das reflexões sobre os desafios da gestão educacional no sistema de ensino brasileiro, o Coordenador Pedagógico é uma figura fundamental para o aprimoramento profissional dos professores, para o acompanhamento das práticas pedagógicas que atravessam os processos de ensino e de aprendizagem, por isso, sua função é primordial na mediação organizativa, formativa e nas relações interpessoais. O presente estudo objetivou analisar o que contribui e compete à função do Coordenador Pedagógico (CP), pontuando possibilidades de atuação e o papel que lhe cabe assumir. O estudo resulta de uma pesquisa teórica embasada em estudos bibliográficos, que discute e reflete acerca da negação e do consentimento do trabalho do CP na escola, na perspectiva da gestão democrática. A metodologia desenha-se alinhada à pesquisa qualitativa, baseada na revisão de literatura sobre gestão educacional e escolar entrelaçada com o trabalho do CP como articulador da participação na busca da efetivação das relações democráticas na tomada de decisões. O referencial teórico foi baseado na literatura sobre a gestão educacional e escolar, contemplando os aspectos: articulador, formador e transformador que cabe ao CP, orientado pelos princípios e fundamentos da gestão democrática, no viés da relação horizontal. O trabalho aponta a relevância do CP para o funcionamento orgânico escolar, mediando a gestão dos conflitos pessoais, sobretudo, atuando na construção do projeto pedagógico institucional colaborativo, participativo e democrático |
Keywords: | Coordenador pedagógico Processos pedagógicos Liderança |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Embargado |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7812 |
Issue Date: | May-2024 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.