Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7812Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Sartori, Jerônimo | - |
| dc.creator | Silva, Antonio Ivan da | - |
| dc.date | 2024-05 | - |
| dc.date.accessioned | 2024-10-07T17:23:01Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-09 | - |
| dc.date.available | 2024-10-07T17:23:01Z | - |
| dc.date.issued | 2024-05 | - |
| dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7812 | - |
| dc.description.resumo | No âmbito das reflexões sobre os desafios da gestão educacional no sistema de ensino brasileiro, o Coordenador Pedagógico é uma figura fundamental para o aprimoramento profissional dos professores, para o acompanhamento das práticas pedagógicas que atravessam os processos de ensino e de aprendizagem, por isso, sua função é primordial na mediação organizativa, formativa e nas relações interpessoais. O presente estudo objetivou analisar o que contribui e compete à função do Coordenador Pedagógico (CP), pontuando possibilidades de atuação e o papel que lhe cabe assumir. O estudo resulta de uma pesquisa teórica embasada em estudos bibliográficos, que discute e reflete acerca da negação e do consentimento do trabalho do CP na escola, na perspectiva da gestão democrática. A metodologia desenha-se alinhada à pesquisa qualitativa, baseada na revisão de literatura sobre gestão educacional e escolar entrelaçada com o trabalho do CP como articulador da participação na busca da efetivação das relações democráticas na tomada de decisões. O referencial teórico foi baseado na literatura sobre a gestão educacional e escolar, contemplando os aspectos: articulador, formador e transformador que cabe ao CP, orientado pelos princípios e fundamentos da gestão democrática, no viés da relação horizontal. O trabalho aponta a relevância do CP para o funcionamento orgânico escolar, mediando a gestão dos conflitos pessoais, sobretudo, atuando na construção do projeto pedagógico institucional colaborativo, participativo e democrático | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T16:06:48Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 228574 bytes, checksum: 39a0b77e7dc789336897153cede599f8 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-10-07T17:23:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 228574 bytes, checksum: 39a0b77e7dc789336897153cede599f8 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-10-07T17:23:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 228574 bytes, checksum: 39a0b77e7dc789336897153cede599f8 (MD5) Previous issue date: 2024-05 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
| dc.subject | Coordenador pedagógico | pt_BR |
| dc.subject | Processos pedagógicos | pt_BR |
| dc.subject | Liderança | pt_BR |
| dc.title | Gestão educacional na perspectiva do coordenador pedagógico: da negação ao consentimento do trabalho coletivo | pt_BR |
| dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SILVA.pdf | 223.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.