Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7812
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sartori, Jerônimo-
dc.creatorSilva, Antonio Ivan da-
dc.date2024-05-
dc.date.accessioned2024-10-07T17:23:01Z-
dc.date.available2025-05-09-
dc.date.available2024-10-07T17:23:01Z-
dc.date.issued2024-05-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7812-
dc.description.resumoNo âmbito das reflexões sobre os desafios da gestão educacional no sistema de ensino brasileiro, o Coordenador Pedagógico é uma figura fundamental para o aprimoramento profissional dos professores, para o acompanhamento das práticas pedagógicas que atravessam os processos de ensino e de aprendizagem, por isso, sua função é primordial na mediação organizativa, formativa e nas relações interpessoais. O presente estudo objetivou analisar o que contribui e compete à função do Coordenador Pedagógico (CP), pontuando possibilidades de atuação e o papel que lhe cabe assumir. O estudo resulta de uma pesquisa teórica embasada em estudos bibliográficos, que discute e reflete acerca da negação e do consentimento do trabalho do CP na escola, na perspectiva da gestão democrática. A metodologia desenha-se alinhada à pesquisa qualitativa, baseada na revisão de literatura sobre gestão educacional e escolar entrelaçada com o trabalho do CP como articulador da participação na busca da efetivação das relações democráticas na tomada de decisões. O referencial teórico foi baseado na literatura sobre a gestão educacional e escolar, contemplando os aspectos: articulador, formador e transformador que cabe ao CP, orientado pelos princípios e fundamentos da gestão democrática, no viés da relação horizontal. O trabalho aponta a relevância do CP para o funcionamento orgânico escolar, mediando a gestão dos conflitos pessoais, sobretudo, atuando na construção do projeto pedagógico institucional colaborativo, participativo e democráticopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T16:06:48Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 228574 bytes, checksum: 39a0b77e7dc789336897153cede599f8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-10-07T17:23:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 228574 bytes, checksum: 39a0b77e7dc789336897153cede599f8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-07T17:23:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 228574 bytes, checksum: 39a0b77e7dc789336897153cede599f8 (MD5) Previous issue date: 2024-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectCoordenador pedagógicopt_BR
dc.subjectProcessos pedagógicospt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.titleGestão educacional na perspectiva do coordenador pedagógico: da negação ao consentimento do trabalho coletivopt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA.pdf223,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.