Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7812
Type: Artigo Cientifico
Título : Gestão educacional na perspectiva do coordenador pedagógico: da negação ao consentimento do trabalho coletivo
Author: Silva, Antonio Ivan da
First advisor: Sartori, Jerônimo
Resume: No âmbito das reflexões sobre os desafios da gestão educacional no sistema de ensino brasileiro, o Coordenador Pedagógico é uma figura fundamental para o aprimoramento profissional dos professores, para o acompanhamento das práticas pedagógicas que atravessam os processos de ensino e de aprendizagem, por isso, sua função é primordial na mediação organizativa, formativa e nas relações interpessoais. O presente estudo objetivou analisar o que contribui e compete à função do Coordenador Pedagógico (CP), pontuando possibilidades de atuação e o papel que lhe cabe assumir. O estudo resulta de uma pesquisa teórica embasada em estudos bibliográficos, que discute e reflete acerca da negação e do consentimento do trabalho do CP na escola, na perspectiva da gestão democrática. A metodologia desenha-se alinhada à pesquisa qualitativa, baseada na revisão de literatura sobre gestão educacional e escolar entrelaçada com o trabalho do CP como articulador da participação na busca da efetivação das relações democráticas na tomada de decisões. O referencial teórico foi baseado na literatura sobre a gestão educacional e escolar, contemplando os aspectos: articulador, formador e transformador que cabe ao CP, orientado pelos princípios e fundamentos da gestão democrática, no viés da relação horizontal. O trabalho aponta a relevância do CP para o funcionamento orgânico escolar, mediando a gestão dos conflitos pessoais, sobretudo, atuando na construção do projeto pedagógico institucional colaborativo, participativo e democrático
Palabras clave : Coordenador pedagógico
Processos pedagógicos
Liderança
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Embargado
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7812
Fecha de publicación : may-2024
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA.pdf223,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.