Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7812| Type: | Artigo Cientifico |
| Título : | Gestão educacional na perspectiva do coordenador pedagógico: da negação ao consentimento do trabalho coletivo |
| Author: | Silva, Antonio Ivan da |
| First advisor: | Sartori, Jerônimo |
| Resume: | No âmbito das reflexões sobre os desafios da gestão educacional no sistema de ensino brasileiro, o Coordenador Pedagógico é uma figura fundamental para o aprimoramento profissional dos professores, para o acompanhamento das práticas pedagógicas que atravessam os processos de ensino e de aprendizagem, por isso, sua função é primordial na mediação organizativa, formativa e nas relações interpessoais. O presente estudo objetivou analisar o que contribui e compete à função do Coordenador Pedagógico (CP), pontuando possibilidades de atuação e o papel que lhe cabe assumir. O estudo resulta de uma pesquisa teórica embasada em estudos bibliográficos, que discute e reflete acerca da negação e do consentimento do trabalho do CP na escola, na perspectiva da gestão democrática. A metodologia desenha-se alinhada à pesquisa qualitativa, baseada na revisão de literatura sobre gestão educacional e escolar entrelaçada com o trabalho do CP como articulador da participação na busca da efetivação das relações democráticas na tomada de decisões. O referencial teórico foi baseado na literatura sobre a gestão educacional e escolar, contemplando os aspectos: articulador, formador e transformador que cabe ao CP, orientado pelos princípios e fundamentos da gestão democrática, no viés da relação horizontal. O trabalho aponta a relevância do CP para o funcionamento orgânico escolar, mediando a gestão dos conflitos pessoais, sobretudo, atuando na construção do projeto pedagógico institucional colaborativo, participativo e democrático |
| Palabras clave : | Coordenador pedagógico Processos pedagógicos Liderança |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Erechim |
| Type of Access: | Acesso Embargado |
| URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7812 |
| Fecha de publicación : | may-2024 |
| Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SILVA.pdf | 223.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.