Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7819
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Prsybyciem, Moises Marques-
dc.creatorMendes, Jacqueline-
dc.date2024-04-
dc.date.accessioned2024-10-07T17:42:49Z-
dc.date.available2025-06-01-
dc.date.available2024-10-07T17:42:49Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7819-
dc.description.resumoO presente artigo tem o objetivo de investigar os desafios da gestão escolar, no Projeto Político Pedagógico (PPP), para construção de processos mais democráticos no Centro de Artes do município de Erechim/RS. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e pesquisa documental. Os principais resultados apontam que o documento apresenta, em sua estrutura, os elementos de uma gestão democrática: coletividade, participação, autonomia e democracia. A gestão democrática, como mediadora, é fundamental para construção de uma escola realmente inclusiva e participativa. O maior desafio da gestão consiste em diminuir a possível lacuna entre o que prevê o PPP e o que realmente ocorre na prática do Centro de Artes, incentivando a participação de todos os atores sociais. Esses resultados podem contribuir para construção de uma escola mais democrática e chamar atenção para a importância de reestruturação constante do PPP, seguindo os princípios de uma gestão democrática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T18:25:09Z No. of bitstreams: 1 MENDES.pdf: 207805 bytes, checksum: d85b12c6c8a192833f18d8647550b505 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-10-07T17:42:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MENDES.pdf: 207805 bytes, checksum: d85b12c6c8a192833f18d8647550b505 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-07T17:42:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MENDES.pdf: 207805 bytes, checksum: d85b12c6c8a192833f18d8647550b505 (MD5) Previous issue date: 2024-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.titleDesafios da gestão escolar para construção de um processo democrático: um olhar para o projeto político pedagógico em um centro de artes de Erechim/RSpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENDES.pdf202,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.