Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7819
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Prsybyciem, Moises Marques | - |
dc.creator | Mendes, Jacqueline | - |
dc.date | 2024-04 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-07T17:42:49Z | - |
dc.date.available | 2025-06-01 | - |
dc.date.available | 2024-10-07T17:42:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7819 | - |
dc.description.resumo | O presente artigo tem o objetivo de investigar os desafios da gestão escolar, no Projeto Político Pedagógico (PPP), para construção de processos mais democráticos no Centro de Artes do município de Erechim/RS. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e pesquisa documental. Os principais resultados apontam que o documento apresenta, em sua estrutura, os elementos de uma gestão democrática: coletividade, participação, autonomia e democracia. A gestão democrática, como mediadora, é fundamental para construção de uma escola realmente inclusiva e participativa. O maior desafio da gestão consiste em diminuir a possível lacuna entre o que prevê o PPP e o que realmente ocorre na prática do Centro de Artes, incentivando a participação de todos os atores sociais. Esses resultados podem contribuir para construção de uma escola mais democrática e chamar atenção para a importância de reestruturação constante do PPP, seguindo os princípios de uma gestão democrática. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T18:25:09Z No. of bitstreams: 1 MENDES.pdf: 207805 bytes, checksum: d85b12c6c8a192833f18d8647550b505 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-10-07T17:42:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MENDES.pdf: 207805 bytes, checksum: d85b12c6c8a192833f18d8647550b505 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-10-07T17:42:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MENDES.pdf: 207805 bytes, checksum: d85b12c6c8a192833f18d8647550b505 (MD5) Previous issue date: 2024-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.title | Desafios da gestão escolar para construção de um processo democrático: um olhar para o projeto político pedagógico em um centro de artes de Erechim/RS | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MENDES.pdf | 202,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.