Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7819| Type: | Artigo Cientifico |
| Título : | Desafios da gestão escolar para construção de um processo democrático: um olhar para o projeto político pedagógico em um centro de artes de Erechim/RS |
| Author: | Mendes, Jacqueline |
| First advisor: | Prsybyciem, Moises Marques |
| Resume: | O presente artigo tem o objetivo de investigar os desafios da gestão escolar, no Projeto Político Pedagógico (PPP), para construção de processos mais democráticos no Centro de Artes do município de Erechim/RS. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e pesquisa documental. Os principais resultados apontam que o documento apresenta, em sua estrutura, os elementos de uma gestão democrática: coletividade, participação, autonomia e democracia. A gestão democrática, como mediadora, é fundamental para construção de uma escola realmente inclusiva e participativa. O maior desafio da gestão consiste em diminuir a possível lacuna entre o que prevê o PPP e o que realmente ocorre na prática do Centro de Artes, incentivando a participação de todos os atores sociais. Esses resultados podem contribuir para construção de uma escola mais democrática e chamar atenção para a importância de reestruturação constante do PPP, seguindo os princípios de uma gestão democrática. |
| Palabras clave : | Gestão escolar Projeto Político Pedagógico Democracia |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Erechim |
| Type of Access: | Acesso Embargado |
| URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7819 |
| Fecha de publicación : | abr-2024 |
| Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MENDES.pdf | 202.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.