Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7819
Type: Artigo Cientifico
Title: Desafios da gestão escolar para construção de um processo democrático: um olhar para o projeto político pedagógico em um centro de artes de Erechim/RS
Author: Mendes, Jacqueline
First advisor: Prsybyciem, Moises Marques
Resume: O presente artigo tem o objetivo de investigar os desafios da gestão escolar, no Projeto Político Pedagógico (PPP), para construção de processos mais democráticos no Centro de Artes do município de Erechim/RS. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e pesquisa documental. Os principais resultados apontam que o documento apresenta, em sua estrutura, os elementos de uma gestão democrática: coletividade, participação, autonomia e democracia. A gestão democrática, como mediadora, é fundamental para construção de uma escola realmente inclusiva e participativa. O maior desafio da gestão consiste em diminuir a possível lacuna entre o que prevê o PPP e o que realmente ocorre na prática do Centro de Artes, incentivando a participação de todos os atores sociais. Esses resultados podem contribuir para construção de uma escola mais democrática e chamar atenção para a importância de reestruturação constante do PPP, seguindo os princípios de uma gestão democrática.
Keywords: Gestão escolar
Projeto Político Pedagógico
Democracia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7819
Issue Date: Apr-2024
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MENDES.pdf202,93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.