Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7819
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Desafios da gestão escolar para construção de um processo democrático: um olhar para o projeto político pedagógico em um centro de artes de Erechim/RS
Autor(es): Mendes, Jacqueline
Primeiro Orientador: Prsybyciem, Moises Marques
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de investigar os desafios da gestão escolar, no Projeto Político Pedagógico (PPP), para construção de processos mais democráticos no Centro de Artes do município de Erechim/RS. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e pesquisa documental. Os principais resultados apontam que o documento apresenta, em sua estrutura, os elementos de uma gestão democrática: coletividade, participação, autonomia e democracia. A gestão democrática, como mediadora, é fundamental para construção de uma escola realmente inclusiva e participativa. O maior desafio da gestão consiste em diminuir a possível lacuna entre o que prevê o PPP e o que realmente ocorre na prática do Centro de Artes, incentivando a participação de todos os atores sociais. Esses resultados podem contribuir para construção de uma escola mais democrática e chamar atenção para a importância de reestruturação constante do PPP, seguindo os princípios de uma gestão democrática.
Palavras-chave: Gestão escolar
Projeto Político Pedagógico
Democracia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7819
Data do documento: Abr-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENDES.pdf202,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.