Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7819| Tipo: | Artigo Cientifico |
| Título: | Desafios da gestão escolar para construção de um processo democrático: um olhar para o projeto político pedagógico em um centro de artes de Erechim/RS |
| Autor(es): | Mendes, Jacqueline |
| Primeiro Orientador: | Prsybyciem, Moises Marques |
| Resumo: | O presente artigo tem o objetivo de investigar os desafios da gestão escolar, no Projeto Político Pedagógico (PPP), para construção de processos mais democráticos no Centro de Artes do município de Erechim/RS. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e pesquisa documental. Os principais resultados apontam que o documento apresenta, em sua estrutura, os elementos de uma gestão democrática: coletividade, participação, autonomia e democracia. A gestão democrática, como mediadora, é fundamental para construção de uma escola realmente inclusiva e participativa. O maior desafio da gestão consiste em diminuir a possível lacuna entre o que prevê o PPP e o que realmente ocorre na prática do Centro de Artes, incentivando a participação de todos os atores sociais. Esses resultados podem contribuir para construção de uma escola mais democrática e chamar atenção para a importância de reestruturação constante do PPP, seguindo os princípios de uma gestão democrática. |
| Palavras-chave: | Gestão escolar Projeto Político Pedagógico Democracia |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Sigla da Instituição: | UFFS |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
| Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7819 |
| Data do documento: | Abr-2024 |
| Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MENDES.pdf | 202.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.