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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7824
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | As dificuldades (e possibilidades) da gestão democrática na escola pública brasileira: da construção do projeto político-pedagógico à participação da comunidade no cotidiano escolar |
Autor(es): | Oliveira, Vinícius Fruscalso Maciel de |
Primeiro Orientador: | Pereira, Thiago Ingrassia |
Resumo: | O gestão democrática é incentivada e estimulada por diversos dispositivos legais na forma de leis. Entretanto, há uma enorme dificuldade de implementação de suas práticas na escola pública brasileira. A partir de uma análise bibliográfica, o presente artigo tem como objetivo fazer um diagnóstico sobre as dificuldades de colocar-se em prática os princípios democráticos na escola. Identificou-se problemas na elaboração do projeto político-pedagógico (PPP), tais como a ausência de membros da comunidade escolar (em especial, estudantes e pais) tanto em sua escrita quanto em suas revisões periódicas, bem como a dificuldade de colocar-se em prática o que está escrito em seu conteúdo. Percebeu-se também que a tímida participação da comunidade escolar não somente em relação a aspectos voltados ao PPP mas também ao cotidiano escolar como um todo (reuniões e conselhos de classe) possui intrínseca relação com as mazelas sociais brasileiras, principalmente com: desigualdade social e pobreza; saúde pública; violência e segurança pública; estrutura da rede pública escolar e evasão escolar. Para enfrentar os problemas que dificultam a gestão democrática propôs-se um olhar fraterno dos gestores escolares e professores para com os demais membros da comunidade, bem como um investimento maior nas estruturas físicas das escolas, nas condições de trabalho e valorização salarial dos profissionais da educação; a reestruturação das relações internas e externas das unidades; e novas políticas públicas em outras áreas (saúde, segurança pública e redistribuição de renda). |
Palavras-chave: | cotidiano escolar gestão democrática mazelas sociais participação projeto político-pedagógico |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7824 |
Data do documento: | Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
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