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Tipo: Monografia
Título: Educação para as relações étnico-raciais: um olhar para o currículo do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
Autor(es): Veiga, Angélica Gabriela da
Primeiro Orientador: Mattos, Renan Santos
Primeiro membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Segundo membro da banca: Pinheiro, Vania Aguiar
Resumo: A presente pesquisa pretende refletir a importância da educação para as relações étnicoraciais dentro do curso de Pedagogia – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul. Ao trazer como objeto de pesquisa o Projeto Pedagógico do curso, nos propomos estudar: como o curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim incorporou na sua estrutura curricular as exigências da Lei 10.639/03. Inicialmente, realizamos uma reflexão sobre como a lei foi adotada e incorporada aos sistemas de ensino ao longo dos 20 anos de sua aprovação tendo como base os trabalhos de Benedito et.al (2023), Araujo (2021) que assinalam as dificuldades de implementação da lei. A partir disso, apresentamos as propostas do Parecer 003/2004, documento que possui força de lei, e foi elaborado para garantir que a mesma fosse inserida nas práticas pedagógicas cotidianas das instituições de ensino, público e privado, nas etapas da Educação Infantil ao Ensino Superior. Ao perceber que a lei ainda encontra muitas resistências, entendemos como relevante aprofundar questões sobre o racismo estrutural e as relações com o currículo. Com isso, utilizamos as ideias de Almeida (2020) que nos esclarece que o racismo estrutural estabelecido dentro das instituições se dá através da hegemonia de um único grupo social que estabelece os padrões políticos, culturais e sociais. Por conseguinte, a pesquisa respaldou-se em autores como Carvalho (2019), Kilomba (2019), Silva e Passos (2021), Gomes (2012), Carneiro (2005) e outros para problematizar o caráter eurocentrado presente nos currículos das universidades a ponto de limitar a formação de profissionais antirracistas. Diante da discussão currículo, saber e poder, analisamos o PPC do curso de Pedagogia - Licenciatura da UFFS, com o intuito de reforçar a importância de um processo formativo que contribua com educação antirracista dentro da licenciatura, para que futuros professores sejam capazes de identificar e combater discursos e narrativas racistas e preconceituosos presentes nos diferentes contextos educativos.
Abstract/Resumen: This research aims to reflect the importance of education for ethnic-racial relations within the Pedagogy Degree course at the Federal University Fronteira Sul. By bringing the Pedagogical Project of the course as a research object, we propose to study: how the degree course in Pedagogy of the Federal University of Fronteira Sul - Erechim Campus incorporated into its curricular structure the requirements of law 10.639/03. Initially, we reflected on how the law was adopted and incorporated into education systems over the 20 years of its approval, based on the work of Benedito et.al (2023), Araujo (2021) who highlight the difficulties of implementing the law law. From this, we present the proposals of Opinion 003/2004, a document that has the force of law, and was prepared to ensure that it was inserted into the daily pedagogical practices of educational institutions, public and private, in the stages of Early Childhood Education to Education Higher. Upon realizing that the law still encounters a lot of resistance, we believe it is relevant to delve deeper into questions about structural racism and its relationships with the curriculum. With this, we use the ideas of Almeida (2020) who explains that the structural racism established within institutions occurs through the hegemony of a single social group that establishes political, cultural and social standards. Therefore, the research was supported by authors such as Carvalho (2019), Kilomba (2019), Silva and Passos (2021), Gomes (2012), Carneiro (2005) and other authors to problematize the Eurocentric character present in university curricula to the point of limiting the training of anti-racist professionals. In view of the discussion of curriculum, knowledge and power, we analyzed the PPC of the Pedagogy Degree course at UFFS, with the aim of reinforcing the importance of a training process that contributes to anti-racist education within the degree course, so that future teachers are able to identify and combat racist and prejudiced speeches and narratives present in different educational contexts.
Palavras-chave: Lei 10.639
Currículo
Ensino Superior
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7835
Data do documento: Jul-2024
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