Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/784
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Análise de livros didáticos: a multiplicação dos anos iniciais
Autor(es): Santos, Jesana Nayanne Tavares dos
Primeiro Orientador: Borges, Pedro Augusto Pereira
Resumo: Atualmente o professor dispõe de uma quantidade considerável de materiais de ensino de Matemática, seja na forma de livros e (principalmente) na forma de arquivos disponíveis na internet. Mesmo com toda essa disponibilidade o livro didático ainda é o material de apoio mais utilizado nas práticas pedagógicas escolares, e portanto, merece atenção e estudos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a apresentação conceitual e didática das atividades de ensino de multiplicação com números inteiros, presentes em uma coleção de livros didáticos. A metodologia utilizada para a coleta de dados e análise do conteúdo foi realizada com base no referencial teórico, e organizada em um quadro de categorias da multiplicação, tais como: contagem retangular, combinatória e proporcionalidade; elementos da multiplicação (multiplicando e multiplicador); propriedades da multiplicação; algoritmos e recursos didáticos. Com base nesse quadro foram analisadas todas as possibilidades de multiplicação presentes em dois livros de uma coleção de um único autor relativos ao 2º e 3º ano. Foi constatado que o autor limita a apresentação a atividades na forma de problemas com figuras, cujo objetivo é o desenvolvimento de habilidades operatórias, apresenta poucas referências ao material didático e atividades de aplicação. O quadro de análise, além de ser uma ferramenta de análise de livros didáticos, pode ajudar o professor a planejar as atividades de ensino ou buscá-las em fontes alternativas, uma vez que apresenta o cenário conteúdos-recursos didáticos-aplicações-cultura de forma objetiva e clara. Sendo assim, o uso do livro didático pode ser utilizado como um recurso na sala de aula, desde que o professor tenha um olhar crítico, não propondo como um recurso único no planejamento da sala de aula.
Palavras-chave: Livro didático
Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/784
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS.pdf326,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.