Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/784
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | Análise de livros didáticos: a multiplicação dos anos iniciais |
Author: | Santos, Jesana Nayanne Tavares dos |
First advisor: | Borges, Pedro Augusto Pereira |
Resume: | Atualmente o professor dispõe de uma quantidade considerável de materiais de ensino de Matemática, seja na forma de livros e (principalmente) na forma de arquivos disponíveis na internet. Mesmo com toda essa disponibilidade o livro didático ainda é o material de apoio mais utilizado nas práticas pedagógicas escolares, e portanto, merece atenção e estudos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a apresentação conceitual e didática das atividades de ensino de multiplicação com números inteiros, presentes em uma coleção de livros didáticos. A metodologia utilizada para a coleta de dados e análise do conteúdo foi realizada com base no referencial teórico, e organizada em um quadro de categorias da multiplicação, tais como: contagem retangular, combinatória e proporcionalidade; elementos da multiplicação (multiplicando e multiplicador); propriedades da multiplicação; algoritmos e recursos didáticos. Com base nesse quadro foram analisadas todas as possibilidades de multiplicação presentes em dois livros de uma coleção de um único autor relativos ao 2º e 3º ano. Foi constatado que o autor limita a apresentação a atividades na forma de problemas com figuras, cujo objetivo é o desenvolvimento de habilidades operatórias, apresenta poucas referências ao material didático e atividades de aplicação. O quadro de análise, além de ser uma ferramenta de análise de livros didáticos, pode ajudar o professor a planejar as atividades de ensino ou buscá-las em fontes alternativas, uma vez que apresenta o cenário conteúdos-recursos didáticos-aplicações-cultura de forma objetiva e clara. Sendo assim, o uso do livro didático pode ser utilizado como um recurso na sala de aula, desde que o professor tenha um olhar crítico, não propondo como um recurso único no planejamento da sala de aula. |
Keywords: | Livro didático Matemática |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/784 |
Issue Date: | 2014 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SANTOS.pdf | 326.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.