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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7887
Type: | Dissertação |
Título : | A educação da infância no ppc do curso de pedagogia da UFFS, campus Chapecó-SC |
Author: | Schepaniak, Keli Salí |
First advisor: | Alves, Solange Maria |
Resume: | O presente trabalho consiste em um estudo sobre a concepção de infância que orienta a formação de pedagogas(os) da UFFS, campus Chapecó. Tem como objetivo identificar que concepções de infância permeiam o currículo de formação de professores do curso de Pedagogia da UFFS, campus Chapecó-SC, matriz 2019. Filia-se à linha de pesquisa Formação de professores: conhecimentos e práticas educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no âmbito do Mestrado em Educação. É também, parte dos esforços investigativos do projeto guarda-chuva Desenvolvimento Humano e Educação, associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski – GEPEVI. Escolhemos para coleta dos dados a pesquisa de cunho documental, que se ancora no escopo da teoria histórico-cultural e no materialismo dialético. Para os procedimentos de análise dos dados, adotamos a análise de conteúdo de Bardin (2011). Adotase neste trabalho uma concepção de infância que olha para infância como um todo, entendida como um tempo histórico de desenvolvimento humano que vai do zero aos doze anos de idade, e que abrange, portanto, parte do tempo da Educação Básica no Brasil, de maneira específica, as etapas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A análise e interpretação dos dados revelam que a matriz curricular do Curso se constitui em três eixos formativos: Escola, Infâncias e Sociedade; Escola, Infâncias e os Processos de Aprender e de Ensinar; e Escola, Infâncias e os Processos Investigativos. Esses focos formativos orientam concepções de infância e conectam os componentes curriculares entre si. Ademais, os componentes: Estudos socioantropológicos da infância; Fundamentos psicológicos da aprendizagem e desenvolvimento; Psicologia da Educação I e II; O imaginário criativo em Vigotski e a organização pedagógica escola; e Teoria histórico-cultural e educação escolar I e II desenham uma concepção de infância que se aproxima de uma visão crítica, tendo em vista que oferecem diferentes perspectivas epistemológicas para compreender o processo de desenvolvimento humano. O que permite uma sólida formação de professores, adequada à promoção de práticas pedagógicas com vistas a uma educação revolucionária. |
Resumen : | The present work consists in a study about the conception of infancy that orients the teacher education curriculum of the Pedagogy program of UFFS - Santa Catarina, Brasil, Chapecó campus, within the 2019's curriculum framework. Affiliates with the research line of "Teacher's Education: knowledge and educational practices” of the Postgraduate Program in Education - PPGE, of the Federal University of the Southern Frontier (Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS), within the Master's Program of Education. It is also part of the researching efforts of the umbrella project "Human Development and Education", associated with the “Vygotsky School Study and Research Group” (Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski - GEPEVI). We chose the documentary research to collect data, which is anchored in the scope of cultural-historical theory and dialectical materialism. For the proceedings of data analysis, we adopted the content analysis method of Bardin (2011). We highlight that we adopted a conception of infancy that looks at it as a whole, and understands the historical timeline of human development that goes from zero to twelve years old, therefore it embraces Brasil's basic education system period, named Early Childhood Education and the Primary School (Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental). The data analysis and interpretation reveal that the courses' curriculum framework is built of three formative axis: School, Infancies and Society; School, Infancies and the Teaching and Learning processes; and School, Infancies and Investigative Processes. These formative focuses orient the conception of infancy and connect the courses with each other. Furthermore, the courses: Socio-anthropological studies of infancy; Psychological foundation of learning and development; Educational Psychology I and II; The Creative Imagination in Vygotsky and School's Pedagogical Organization; and Culturalhistorical theory and the school education I and II write a conception of infancy that gets close to a critical perspective, as they offer distinct epistemological perspectives to understand the process of human development. This allows a solid teaching education, suitable to the promotion of pedagogical practices towards a revolutionary education |
Palabras clave : | Infância Formação de professores Educação infantil Currículo de ensino superior |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7887 |
Fecha de publicación : | 2024 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Aparece en las colecciones: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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