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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7904
Type: | Dissertação |
Título : | As ações afirmativas na pós-graduação: análise das políticas implementadas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2018-2022) |
Author: | Valduga, Érica da Silva Martins |
First advisor: | Trevisol, Joviles Vitório |
Resume: | As ações afirmativas (AAs) são políticas públicas que visam reparar danos, reduzir desigualdades, ampliar oportunidades e remover barreiras, formais e informais, que limitam e/ou impedem o exercício da cidadania e o acesso aos direitos. A dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com os estudantes e os docentes da pós-graduação que participaram, quer seja como beneficiários ou gestores, da implementação da política de ações afirmativas nos cursos de mestrado e de doutorado de uma universidade pública federal localizada na região Sul do Brasil. O estudo analisou a percepção dos atores envolvidos sobre os primeiros cinco anos da política institucional implantada pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2018-2022). A investigação objetivou (i) compreender o perfil socioeconômico e étnico-racial dos cotistas da PG; (ii) dimensionar a abrangência e a cobertura das AA no período entre 2018 e 2020 e (iii) verificar a eficiência e a eficácia das políticas de ações afirmativas na pós-graduação; (iv) avaliar as AAs quanto aos seus aspectos positivos, fragilidades e aprimoramentos. De natureza qualitativa e quantitativa, a pesquisa foi realizada com todos estudantes cotistas (egressos e matriculados) e com um grupo de gestores. Os dados foram coletados por meio da aplicação de dois questionários, um para os gestores e o outro para os estudantes cotistas. A pesquisa evidenciou, entre outros aspectos, 76% dos estudantes da pós-graduação da UFFS são brancos, 14% são negros (pretos e pardos) e 0,7% são indígenas. Além disso, o estudo mostrou que, d as 340 vagas disponibilizadas nos 17 programas de pós-graduação entre 2018 e 2022, apenas 15 foram ocupadas pelos cotistas (cerca de 4,5% do total). Das 15 vagas ocupadas, duas não efetivaram a matrícula. Dos 13 estudantes matriculados, seis concluíram seus cursos, dois não finalizaram (evasão de 15%) e cinco encontram-se em desenvolvimento. Dos 17 PPGs estudados, em apenas três observa-se a presença de pessoas com deficiência (PcD), totalizando quatro discentes matriculados (cerca de 0,3% do total dos estudantes da PG da UFFS). Os estudantes cotistas e os gestores destacaram, entre outros aspectos, a relevância e a necessidade de ampliar as políticas de ações afirmativas. |
Resumen : | Affirmative actions (AAs) are public policies aimed at repairing damages, reducing inequalities, expanding opportunities, and removing both formal and informal barriers that limit and/or prevent the exercise of citizenship and access to rights. This dissertation presents the results of research conducted with postgraduate students and faculty members who participated, either as beneficiaries or managers, in the implementation of affirmative action policies in master's and doctoral programs at a federal public university located in the southern region of Brazil. The study analyzed the perception of the actors involved regarding the first five years of the institutional policy implemented by the Federal University of Fronteira Sul (2018-2022). The investigation aimed to (i) understand the socioeconomic and ethnic-racial profile of postgraduate affirmative action recipients; (ii) assess the scope and coverage of AAs between 2018 and 2020; (iii) verify the efficiency and effectiveness of affirmative action policies in postgraduate education; (iv) evaluate AAs in terms of their positive aspects, weaknesses, and potential improvements. Of both qualitative and quantitative nature, the research was conducted with all affirmative action students (both graduates and current enrollees) and a group of managers. Data were collected through the application of two questionnaires, one for managers and the other for affirmative action students. The research highlighted, among other aspects, that 76% of postgraduate students at UFFS are white, 14% are Black (both Black and Brown individuals), and 0.7% are Indigenous. Furthermore, the study showed that of the 340 available slots across 17 postgraduate programs between 2018 and 2022, only 15 were occupied by affirmative action students (about 4.5% of the total). Of the 15 occupied slots, two students did not complete their enrollment. Of the 13 enrolled students, six completed their courses, two did not (with a dropout rate of 15%), and five are still pursuing their studies. Among the 17 postgraduate programs studied, only three had students with disabilities (PwD), totaling four enrolled students (about 0.3% of the total postgraduate students at UFFS). Both affirmative action students and managers emphasized, among other aspects, the relevance and the need to expand affirmative action policies. |
Palabras clave : | Políticas públicas Ações afirmativas Pós-graduação Inclusão social |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7904 |
Fecha de publicación : | 2024 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Aparece en las colecciones: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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