Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7909
Type: Monografia
Title: Tecnologias digitais para o ensino de Física: eletricidade e magnetismo no Ensino Médio
Author: Bassani, Douglas
First advisor: Santos, Rosemar Ayres dos
metadata.dc.contributor.referee1: Rosa, Suiane Ewerling da
metadata.dc.contributor.referee2: Rauber, Aline Beatriz
Resume: A inserção de temas relacionados à Eletricidade e Magnetismo é indispensável quando relacionado ao ensino de Física no Ensino Médio. Mas, por falta de materiais de apoio e de tempo disponível, muitos professores enfrentam dificuldades na elaboração de aulas atrativas sobre esta temática. Nesse sentido, buscando a sistematização de simuladores computacionais em um catálogo tem potencial de contribuir, significativamente, para o trabalho do professor,em especial para repensar as suas abordagens metodológicas, a partir do uso de TICs. Objetivando analisar possibilidades da utilização dos simuladores como alternativa aos laboratórios convencionais, na tentativa de suprir a necessidade da experimentação nessa disciplina, investigando, propondo e desenvolvendo um catálogo digital, que tem por finalidade auxiliar os professores na utilização destas ferramentas no Ensino de Física. Nesta perspectiva, identificamos simuladores na plataforma do Phet Colorado referente a temática proposta e sugerimos estratégias de sua utilização em sala de aula através do catálogo digital elaborado. Assim, com nossos resultados da análise e proposta da utilização do catálogo, percebemos o quão relevante pode ser a proposta deste, pois o uso de simuladores contribui para um ambiente comunicativo, entre estudantes, professores e o objeto de estudo.
Abstract: The inclusion of themes related to Electricity and Magnetism is indispensable when related to the teaching of Physics in High School. However, due to the lack of support materials and available time, many teachers face difficulties in developing attractive classes on this subject. In this sense, seeking to systematize computer simulators in a catalog has the potential to contribute significantly to the work of the teacher, especially to rethink his methodological approaches, based on the use of ICTs. Aiming to analyze possibilities of using simulators as an alternative to conventional laboratories, in an attempt to supply the need for experimentation in this discipline, investigating, proposing and developing a digital catalog, which aims to assist teachers in the use of these tools in Physics Teaching. In this perspective, we identified simulators on the Phet Colorado platform for the proposed theme and suggested strategies for its use in the classroom through the digital catalog developed. Thus, with our results of the analysis and proposal for the use of the catalog, we realized how relevant the proposal can be, since the use of simulators contributes to a communicative environment, between students, teachers and the object of study.
Keywords: Ensino
Física
Simulação (Aprendizagem)
Eletricidade
Magnetismo
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7909
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BASSANI.pdf3,21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.