Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7909
Type: | Monografia |
Título : | Tecnologias digitais para o ensino de Física: eletricidade e magnetismo no Ensino Médio |
Author: | Bassani, Douglas |
First advisor: | Santos, Rosemar Ayres dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rosa, Suiane Ewerling da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rauber, Aline Beatriz |
Resume: | A inserção de temas relacionados à Eletricidade e Magnetismo é indispensável quando relacionado ao ensino de Física no Ensino Médio. Mas, por falta de materiais de apoio e de tempo disponível, muitos professores enfrentam dificuldades na elaboração de aulas atrativas sobre esta temática. Nesse sentido, buscando a sistematização de simuladores computacionais em um catálogo tem potencial de contribuir, significativamente, para o trabalho do professor,em especial para repensar as suas abordagens metodológicas, a partir do uso de TICs. Objetivando analisar possibilidades da utilização dos simuladores como alternativa aos laboratórios convencionais, na tentativa de suprir a necessidade da experimentação nessa disciplina, investigando, propondo e desenvolvendo um catálogo digital, que tem por finalidade auxiliar os professores na utilização destas ferramentas no Ensino de Física. Nesta perspectiva, identificamos simuladores na plataforma do Phet Colorado referente a temática proposta e sugerimos estratégias de sua utilização em sala de aula através do catálogo digital elaborado. Assim, com nossos resultados da análise e proposta da utilização do catálogo, percebemos o quão relevante pode ser a proposta deste, pois o uso de simuladores contribui para um ambiente comunicativo, entre estudantes, professores e o objeto de estudo. |
Resumen : | The inclusion of themes related to Electricity and Magnetism is indispensable when related to the teaching of Physics in High School. However, due to the lack of support materials and available time, many teachers face difficulties in developing attractive classes on this subject. In this sense, seeking to systematize computer simulators in a catalog has the potential to contribute significantly to the work of the teacher, especially to rethink his methodological approaches, based on the use of ICTs. Aiming to analyze possibilities of using simulators as an alternative to conventional laboratories, in an attempt to supply the need for experimentation in this discipline, investigating, proposing and developing a digital catalog, which aims to assist teachers in the use of these tools in Physics Teaching. In this perspective, we identified simulators on the Phet Colorado platform for the proposed theme and suggested strategies for its use in the classroom through the digital catalog developed. Thus, with our results of the analysis and proposal for the use of the catalog, we realized how relevant the proposal can be, since the use of simulators contributes to a communicative environment, between students, teachers and the object of study. |
Palabras clave : | Ensino Física Simulação (Aprendizagem) Eletricidade Magnetismo |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Cerro Largo |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7909 |
Fecha de publicación : | 2020 |
Aparece en las colecciones: | Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BASSANI.pdf | 3,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.