Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7941
Type: Monografia
Título : A discussão de objetos de aprendizagem em livros didáticos de física e ciências utilizados nas escolas públicas do município de Cerro Largo
Author: Taube, Guilherme Bratz
First advisor: Santos, Rosemar Ayres dos
metadata.dc.contributor.referee1: Güllich, Roque Ismael da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Luchese, Thiago de Cacio
Resume: O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise dos livros didáticos de Ciências e Física utilizados nas escolas públicas do município de Cerro Largo, RS, buscando sugestões de objetos de aprendizagem (OAs) e como se dão propostas pedagógicas com OAs nesses livros. Tendo em vista que eles são uma das ferramentas mais utilizadas por professores e estudantes e, pensando que são muitos os avanços da ciência-tecnologia, a inserção dessa em sala de aula através dos OAs pode favorecer a problematização e discussão dos conteúdos. Assim, aliar o livro didático que é utilizado em sala de aula com a inclusão de OAs é uma alternativa a ser utilizada para inserção de ferramentas científico-tecnológicas no ensino de Ciências e Física, as chamadas novas tecnologias aliadas ao livro didático incorporam oportunidades de aprendizado apoiada em ferramentas digitais. Metodologicamente foi realizada a análise de conteúdo pela perspectiva da pesquisa do tipo qualitativa, com essa análise foi possível observar que nos livros de Ciências existem muitas sugestões de OAs, enquanto que nos livros de física, esse número é menor, somado a isso, o fato de nos livros de Ciências os OAs são sugeridos ao longo dos capítulos, enquanto que nos livros de Física essas sugestões só aparecem no final do livro. Um fator para essas diferenças pode ser em razão do ano da edição desses livros, percebe-se atualmente uma maior preocupação em inserir ferramentas científico-tecnológicas no ambiente escolar. Com os resultados que foram obtidos, acreditamos que o trabalho possibilitará que professores ao terem mais informações sobre os OAs possam utilizar desses em sala de aula, pois muitos ainda não conhecerem sobre eles podendo, desse modo, obter maiores informações.
Resumen : This work aims to analyze the science and physics textbooks used in public schools in the city of Cerro Largo, RS, seeking suggestions for learning objects (OAs) and how the pedagogical proposals with OAs occur in these books. Bearing in mind that they are one of the most used tools by teachers and students and, thinking that there are many advances in science and technology, the insertion of this in the classroom through OAs can favor the problematization and discussion of the contents. Thus, combining the textbook that is used in the classroom with the inclusion of OAs is an alternative to be used to insert scientific-technological tools in the teaching of Science and Physics, the so-called new technologies combined with the textbook incorporate learning opportunities supported by digital tools. Methodologically the content analysis was carried out from the perspective of qualitative research, with this analysis it was possible to observe that in science books there are many suggestions for OAs, while in physics books, this number is smaller, added to this, the fact in science books OAs are suggested throughout the chapters, while in physics books these suggestions only appear at the end of the book. A factor for these differences may be due to the year of publication of these books, there is currently a greater concern to insert scientific and technological tools in the school environment. With the results that were obtained, we believe that the work will make it possible for teachers to have more information about OAs in the classroom, as many still do not know about them, thus being able to obtain more information.
Palabras clave : Material didático
Aprendizagem
Tecnologia digital
Livro didático
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7941
Fecha de publicación : 2020
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TAUBE.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.