Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7951
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Neitzel, Odair-
dc.creatorDias, Thamiris da Cunha-
dc.date2023-12-20-
dc.date.accessioned2024-11-05T13:54:31Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-11-05T13:54:31Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7951-
dc.description.resumoO fenômeno do bullying é uma questão complexa e prejudicial que afeta significativamente a vida dos adolescentes, indo além do aspecto social e impactando os processos de aprendizagem. Caracterizado por comportamentos agressivos e repetitivos, o bullying influencia não apenas as vítimas diretas, mas também os perpetradores, moldando o ambiente educacional. Compreender como essas experiências afetam o desenvolvimento educacional e social dos adolescentes é essencial. Assim, o objetivo deste estudo foi compreender os impactos do bullying na adolescência. Para alcançar esse objetivo geral, delineamos objetivos específicos que incluem: investigar como a exposição a atos violentos do bullying influencia a adolescência; compreender de que maneira o bullying pode afetar a socialização e os relacionamentos dos adolescentes; e analisar quais medidas preventivas podem ser adotadas para mitigar os efeitos desses atos violentos. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, consiste em uma revisão bibliográfica centrada na aplicação da abordagem hermenêutica em estudos no campo da pesquisa educacional. A pesquisa destaca a importância de analisar os efeitos da violência, como o bullying, nos processos educacionais. Destaca-se o papel crucial dos educadores e instituições na prevenção e intervenção diante desse comportamento prejudicial. A pesquisa visa contribuir para a criação de ambientes escolares mais seguros, implementando medidas preventivas e políticas que promovam um clima positivo. Destaca-se a importância do ambiente familiar como suporte contra o bullying, enfatizando as dinâmicas familiares e a qualidade das relações parentais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-10-09T14:56:26Z No. of bitstreams: 1 DIAS.pdf: 608259 bytes, checksum: 6b3924d8392da5c012c3ae3431191fa6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-05T13:54:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DIAS.pdf: 608259 bytes, checksum: 6b3924d8392da5c012c3ae3431191fa6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-05T13:54:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIAS.pdf: 608259 bytes, checksum: 6b3924d8392da5c012c3ae3431191fa6 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.titleO bullying e suas implicações para a adolescênciapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DIAS.pdf594 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.