Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7951
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Neitzel, Odair | - |
dc.creator | Dias, Thamiris da Cunha | - |
dc.date | 2023-12-20 | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-05T13:54:31Z | - |
dc.date.available | 2024 | - |
dc.date.available | 2024-11-05T13:54:31Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7951 | - |
dc.description.resumo | O fenômeno do bullying é uma questão complexa e prejudicial que afeta significativamente a vida dos adolescentes, indo além do aspecto social e impactando os processos de aprendizagem. Caracterizado por comportamentos agressivos e repetitivos, o bullying influencia não apenas as vítimas diretas, mas também os perpetradores, moldando o ambiente educacional. Compreender como essas experiências afetam o desenvolvimento educacional e social dos adolescentes é essencial. Assim, o objetivo deste estudo foi compreender os impactos do bullying na adolescência. Para alcançar esse objetivo geral, delineamos objetivos específicos que incluem: investigar como a exposição a atos violentos do bullying influencia a adolescência; compreender de que maneira o bullying pode afetar a socialização e os relacionamentos dos adolescentes; e analisar quais medidas preventivas podem ser adotadas para mitigar os efeitos desses atos violentos. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, consiste em uma revisão bibliográfica centrada na aplicação da abordagem hermenêutica em estudos no campo da pesquisa educacional. A pesquisa destaca a importância de analisar os efeitos da violência, como o bullying, nos processos educacionais. Destaca-se o papel crucial dos educadores e instituições na prevenção e intervenção diante desse comportamento prejudicial. A pesquisa visa contribuir para a criação de ambientes escolares mais seguros, implementando medidas preventivas e políticas que promovam um clima positivo. Destaca-se a importância do ambiente familiar como suporte contra o bullying, enfatizando as dinâmicas familiares e a qualidade das relações parentais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-10-09T14:56:26Z No. of bitstreams: 1 DIAS.pdf: 608259 bytes, checksum: 6b3924d8392da5c012c3ae3431191fa6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-05T13:54:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DIAS.pdf: 608259 bytes, checksum: 6b3924d8392da5c012c3ae3431191fa6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-11-05T13:54:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIAS.pdf: 608259 bytes, checksum: 6b3924d8392da5c012c3ae3431191fa6 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Socialização | pt_BR |
dc.title | O bullying e suas implicações para a adolescência | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIAS.pdf | 594 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.