Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7951
Type: | Monografia |
Title: | O bullying e suas implicações para a adolescência |
Author: | Dias, Thamiris da Cunha |
First advisor: | Neitzel, Odair |
Resume: | O fenômeno do bullying é uma questão complexa e prejudicial que afeta significativamente a vida dos adolescentes, indo além do aspecto social e impactando os processos de aprendizagem. Caracterizado por comportamentos agressivos e repetitivos, o bullying influencia não apenas as vítimas diretas, mas também os perpetradores, moldando o ambiente educacional. Compreender como essas experiências afetam o desenvolvimento educacional e social dos adolescentes é essencial. Assim, o objetivo deste estudo foi compreender os impactos do bullying na adolescência. Para alcançar esse objetivo geral, delineamos objetivos específicos que incluem: investigar como a exposição a atos violentos do bullying influencia a adolescência; compreender de que maneira o bullying pode afetar a socialização e os relacionamentos dos adolescentes; e analisar quais medidas preventivas podem ser adotadas para mitigar os efeitos desses atos violentos. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, consiste em uma revisão bibliográfica centrada na aplicação da abordagem hermenêutica em estudos no campo da pesquisa educacional. A pesquisa destaca a importância de analisar os efeitos da violência, como o bullying, nos processos educacionais. Destaca-se o papel crucial dos educadores e instituições na prevenção e intervenção diante desse comportamento prejudicial. A pesquisa visa contribuir para a criação de ambientes escolares mais seguros, implementando medidas preventivas e políticas que promovam um clima positivo. Destaca-se a importância do ambiente familiar como suporte contra o bullying, enfatizando as dinâmicas familiares e a qualidade das relações parentais. |
Keywords: | Bullying Adolescência Aprendizagem Ambiente escolar Socialização |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7951 |
Issue Date: | 2023 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.