Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7951
Type: Monografia
Título : O bullying e suas implicações para a adolescência
Author: Dias, Thamiris da Cunha
First advisor: Neitzel, Odair
Resume: O fenômeno do bullying é uma questão complexa e prejudicial que afeta significativamente a vida dos adolescentes, indo além do aspecto social e impactando os processos de aprendizagem. Caracterizado por comportamentos agressivos e repetitivos, o bullying influencia não apenas as vítimas diretas, mas também os perpetradores, moldando o ambiente educacional. Compreender como essas experiências afetam o desenvolvimento educacional e social dos adolescentes é essencial. Assim, o objetivo deste estudo foi compreender os impactos do bullying na adolescência. Para alcançar esse objetivo geral, delineamos objetivos específicos que incluem: investigar como a exposição a atos violentos do bullying influencia a adolescência; compreender de que maneira o bullying pode afetar a socialização e os relacionamentos dos adolescentes; e analisar quais medidas preventivas podem ser adotadas para mitigar os efeitos desses atos violentos. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, consiste em uma revisão bibliográfica centrada na aplicação da abordagem hermenêutica em estudos no campo da pesquisa educacional. A pesquisa destaca a importância de analisar os efeitos da violência, como o bullying, nos processos educacionais. Destaca-se o papel crucial dos educadores e instituições na prevenção e intervenção diante desse comportamento prejudicial. A pesquisa visa contribuir para a criação de ambientes escolares mais seguros, implementando medidas preventivas e políticas que promovam um clima positivo. Destaca-se a importância do ambiente familiar como suporte contra o bullying, enfatizando as dinâmicas familiares e a qualidade das relações parentais.
Palabras clave : Bullying
Adolescência
Aprendizagem
Ambiente escolar
Socialização
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7951
Fecha de publicación : 2023
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DIAS.pdf594 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.