Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7954
Type: | Monografia |
Título : | A utilização do potencial didático dos filmes cinematográficos: uma proposta para o ensino de Física e desenvolvimento de habilidades da BNCC nos anos finais do ensino fundamental |
Author: | Oliveira, Andressa de Fátima Moletta de |
First advisor: | Gastaldo, Luís Fernando |
metadata.dc.contributor.referee1: | Dullius, Marcos Alexandre |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rauber, Aline Beatriz |
Resume: | O presente estudo concentra-se na pesquisa de uma proposta didática que utiliza filmes cinematográficos como recurso pedagógico no ensino de Física nos anos finais do ensino fundamental, alinhando-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Utilizando trechos de filmes como exemplos, foram identificadas habilidades correspondentes aos conceitos físicos e unidades temáticas da BNCC, desenvolvendo um modelo didático para uma aprendizagem significativa em sala de aula. A pesquisa buscou responder à questão: "Como os filmes podem auxiliar os docentes a abordar habilidades da BNCC relacionadas à Física para alunos do ensino fundamental?". Destaca-se a importância da utilização de materiais potencialmente significativos, como trechos de filmes, para enriquecer o processo de aprendizagem, imergindo os estudantes em contextos que promovem novas perspectivas sobre os conteúdos abordados. Ao analisar criticamente trechos de filmes como "Apollo 13", "O Menino Que Descobriu o Vento" e "Radioactive", observou-se o potencial desses recursos cinematográficos na facilitação da compreensão de conceitos físicos, estabelecendo conexões entre os temas dos filmes e os conceitos científicos. Esta abordagem não apenas contribui para o entendimento dos conteúdos, mas também para o desenvolvimento de habilidades como análise crítica, interpretação de contextos e argumentação embasada, alinhadas à BNCC. Destaca-se a relevância da contextualização dos conteúdos, despertando o interesse dos alunos e promovendo habilidades alinhadas às diretrizes educacionais. Em síntese, a pesquisa ressalta a importância dos filmes como ferramenta pedagógica eficaz no ensino de Física, enfatizando não apenas a compreensão dos conceitos, mas também o desenvolvimento de habilidades fundamentais. Os estudos e a pesquisa realizados possibilitaram a construção de um produto de pesquisa na forma da proposição de um Módulo Didático com a incorporação de uma metodologia propositiva, combinando a teoria pedagógica com a análise crítica de filmes para facilitar a compreensão e o engajamento dos alunos nos conceitos de Física. A elaboração deste módulo foi uma parte relevante do trabalho, refletindo uma abordagem prática e interativa no ensino de ciências. Consolida-se assim a afirmativa de que a integração adequada dos filmes ao processo de ensino-aprendizagem pode contribuir significativamente para aprimorar a qualidade da educação em Ciências Naturais nos anos finais do ensino fundamental. |
Resumen : | The present study focuses on a didactic proposal that employs cinematographic films as a pedagogical resource in teaching Physics in the final years of elementary education, aligning with the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Using excerpts from films as examples, corresponding skills related to physical concepts and thematic units of the BNCC were identified, developing a didactic model for meaningful learning in the classroom. The research aimed to answer the question: 'How can films assist teachers in addressing BNCC skills related to Physics for elementary school students?' Emphasizing the importance of using playful materials, such as film excerpts, enriches the learning process by immersing students in contexts that offer new perspectives on the covered content. By critically analyzing excerpts from films like 'Apollo 13', 'The Boy Who Harnessed the Wind', and 'Radioactive', the potential of these cinematic resources in facilitating the understanding of physical concepts was observed, establishing connections between the themes of the movies and scientific concepts. This approach not only contributes to understanding the content but also fosters the development of skills such as critical analysis, interpretation of contexts, and evidence-based argumentation aligned with the BNCC. However, limitations were identified, especially regarding restricted access to films due to rental demands or subscriptions to streaming platforms. It is recommended to ensure the legality of reproducing these materials and seek institutional financial support to use them as didactic resources, non-profitably. Emphasizing the relevance of contextualizing content, awakening student interest, and promoting skills aligned with educational guidelines. In summary, the research highlights the importance of films as an effective pedagogical tool in teaching Physics, emphasizing not only the comprehension of concepts but also the development of fundamental skills. The studies and research conducted enabled the development of a research product in the form of a Didactic Module proposal, integrating a proactive methodology that combines pedagogical theory with critical film analysis to enhance students' understanding and engagement in Physics concepts. The creation of this module was a significant part of the work, reflecting a practical and interactive approach in science education. This confirms that appropriate integration of films into the teachinglearning process can significantly enhance the quality of education in Natural Sciences in the final years of elementary education. |
Palabras clave : | Ensino e aprendizagem Filmes Filme educativo Ensino fundamental |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Cerro Largo |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7954 |
Fecha de publicación : | 2023 |
Aparece en las colecciones: | Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA_A.pdf | 886,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.