Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7974
Tipo: Monografia
Título: Os jogos e a contribuição na aprendizagem da matemática
Autor(es): Suman, Patricia Carla
Primeiro Orientador: Richit, Adriana
Primeiro membro da banca: Mattos, Renan Santos
Segundo membro da banca: Vial, Indiana Picolo
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso incide sobre o tema “A contribuição de jogos no processo de ensino aprendizagem da matemática de uma forma mais lúdica”, tendo sido guiado pelo objetivo de “identificar e compreender as possibilidades de jogos e materiais didáticos para o ensino da matemática nos anos iniciais”. Para tanto, analisamos os resultados de pesquisa sistematizados nos Trabalhos de Conclusão de Curso relacionados a esse tema, os quais foram desenvolvidos no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, desde a sua criação em 2009. A motivação desta pesquisa surgiu na disciplina Ensino de Matemática I, em que trabalhamos nossos medos e anseios relacionados à Matemática. Partindo das vivências nas aulas da referida disciplina compreendemos diferentes maneiras de trabalhar a Matemática com as crianças, dando significado a sua aprendizagem. A investigação qualitativa envolveu uma busca pelos trabalhos disponibilizados no repositório institucional, no qual identificamos 107 trabalhos relacionados à palavra “matemática”, sendo 13 deles realizados no Campus Erechim, sobre os quais centramos a análise. Realizamos esse recorte como uma forma de valorizar os trabalhos realizados por estudantes do referido Curso, servindo, assim, de auxílio para futuras pesquisas sobre esse tema. A análise, baseada na análise de conteúdo, apontou a importância da alfabetização e letramento matemático, tendo nos jogos o possível subsídio para atingir esse resultado. Além disso, aponta a contribuição do uso de jogos para a criação de contextos de aprendizagem apoiados no diálogo, por meio dos quais o professor pode contemplar a alfabetização e o letramento matemático.
Abstract/Resumen: This Course Conclusion Monograph focuses on the theme “The contribution of math games in the process of teaching and learning mathematics in a more playful way”, having been guided by the objective of “identifying and understanding the possibilities of games and teaching materials for teaching of mathematics in the early years”. To this end, we analyzed the research results systematized in the Course Conclusion Monograph related to this topic, which were developed in the Degree Course in Pedagogy at the Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, since its creation in 2009. The motivation for this research arose in the Mathematics Teaching I discipline, in which we worked on our fears and desires related to Mathematics. Based on our experiences in the classes of this discipline, we understand different ways of working on Mathematics with children, giving meaning to their learning. The qualitative research involved a search for works available in the institutional repository, in which we identified 107 works related to the word “mathematics”, 13 of which were carried out at Campus Erechim, on which we focused the analysis. We carried out this selection as a way of valuing the work carried out by students of the aforementioned Course, thus serving as an aid for future research on this topic. The analysis, based on content analysis, highlighted the importance of literacy and mathematical literacy, with games providing a possible support to achieve this result. Furthermore, it points out the contribution of the use of games to the creation of learning contexts supported by dialogue, through which the teacher can contemplate literacy and mathematical literacy.
Palavras-chave: Jogos educativos
Aprendizagem da Matemática
Educação Matemática
Trabalho de Conclusão de Curso
UFFS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7974
Data do documento: Jun-2024
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUMAN.pdf520,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.