Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7983
Type: Monografia
Title: O PIBID na formação do pedagogo: as contribuições para a aprendizagem da docência
Author: Monteiro, Letícia da Cunha
First advisor: Silva, Denise Knorst da
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Roberto Carlos
metadata.dc.contributor.referee2: Irgang, Silvânia Regina Pellenz
Resume: Esse trabalho investiga o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia. O objetivo foi analisar as revelações de pesquisas sobre o PIBID quanto às contribuições para a iniciação à docência do Pedagogo. A revisão de literatura centrou-se sobre a formação de professores, a aprendizagem da docência e o PIBID, com aportes teóricos principalmente dos autores: Shulman e Mizukami (2004), Gatti (2013 e 2014), Darling (2014), Vanzuita e Guérios (2014), Ferenc e Neves (2016), Lima (2017), Cardoso, Farias e Silva (2021) e Cavalheiro, Corá e Leite (2022). A pesquisa classifica-se como qualitativa (Menga; Marli, 1986) e bibliográfica de estado do conhecimento (Fernandes; Morosini, 2014), tendo sido coletados os dados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com o período definido entre 2018 e 2023. A análise dos dados foi conduzida a partir de Bardin (2021) que apresenta a análise de conteúdo e que conduziu a interpretação para duas categorias: (i) o PIBID enquanto política pública de formação de professores para a Educação Básica, (ii) as contribuições do PIBID na aprendizagem da docência. Os resultados da pesquisa apontam que o PIBID contribui para a aprendizagem da docência, mediante a construção de conhecimentos para o ensino, estes do tipo: conhecimentos pedagógicos gerais, conhecimentos específicos do conteúdo e conhecimentos pedagógicos do conteúdo, conforme preconiza Mizukami (2004). Ainda, há o reconhecimento do PIBID como política pública fundamental no fortalecimento das licenciaturas e no cumprimento das exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, voltadas para a valorização do magistério, ao incentivo à formação de docentes, aproximação de Universidade e Escolas de Educação Básica, inserção de estudantes na cultura escolar e ampliação de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes. O estudo sinaliza ainda o PIBID como espaço de aprendizagem da docência e de construção de uma base de conhecimentos para a docência que precisa ser mais fortalecida e disseminada, mediante um olhar atento na condução das propostas, contribuindo com argumentos em prol do fortalecimento da formação de professores, de políticas públicas para a formação de professores e, em especial, para transformar o PIBID em política de estado.
Abstract: This research investigates the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID (Institutional Teaching Initiation Scholarship Program) in the Education college degrees. The objective was to analyze findings from researches about PIBID in the matter of its contributions to the pedagogue's teaching initiation. The literature review focused on teachers formation, the teaching-learning process and PIBID, with theoretical approach mainly from authors such as: Shulman and Mizukami (2004), Gatti (2013, 2014), Darling (2014), Vanzuita and Guérios (2014), Ferenc and Neves (2016), Lima (2017), Cardoso, Farias e Silva (2021) and Cavalheiro, Corá e Leite (2022). The research qualifies as qualitative (Menga; Marli, 1986) and state of knowledge bibliographic research (Fernandes; Morosini, 2014), with data collected from Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), with a time range from 2018 to 2023. Data analysis was guided by Bardin (2021) who presented content analysis and led to a two category classification: (i) PIBID as a basic school teaching formation public policy, (ii) the teaching-learning process contributions from PIBID. The results show that PIBID contributes to the teaching-learning process through the construction of teaching knowledges, such as: general pedagogical knowledges, specific content knowledges and pedagogical content knowledges, as recommended by Mizukami (2004). Furthermore, there is recognition of PIBID as a fundamental public policy in license degrees and compliance with the requirement from Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional oriented toward teacher training appreciation, promotion of teaching formation, convergence between Basic School and University, students insertion in school culture and extension of technological and methodological experiences and teaching practices. The study points the PIBID as a learning space for teaching practice and construction space for a baseline of teaching knowledges that needs to be strengthened and disseminated, through a watchful look at the management of the proposals, contributing with arguments in favor of the teaching formation strenghtening, teaching formation public policies, especially, to develop PIBID into state policy.
Keywords: Docência
Formação inicial
Aprendizagem
Política pública
Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7983
Issue Date: Jun-2024
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONTEIRO.pdf673,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.