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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7994
Type: | Monografia |
Title: | A arte transforma a arte: a relação da dança e suas habilidades desenvolvidas no processo formativo dos educadores na educação formal e não formal |
Author: | Eloy, Bruna Tessaro |
First advisor: | Guedes, Anibal Lopes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Irgang, Silvania Regina Pellenz |
metadata.dc.contributor.referee2: | Scariot, Fernando Franciosi |
Resume: | A dança é apresentada como uma forma fundamental de expressão e comunicação humana, que se manifesta por meio do movimento corporal. No contexto educacional, observamos que a dança é pouco incorporada nos currículos escolares e universitários. A pesquisa busca questionar como a expressividade e os aspectos socioemocionais são promovidos pela dança e qual é o processo formativo dos educadores que atuam na educação formal e não formal da dança. O estudo explora diversas perspectivas teóricas sobre a dança, destacando sua importância tanto como arte quanto como ferramenta educacional. A dança na escola é justificada pela sua capacidade de desenvolver o cidadão crítico, criativo e autônomo, enquanto a dança além dos muros escolares enfatiza a importância do movimento em contextos não formais de educação. Também, abordamos como as linguagens da dança influenciam as habilidades socioemocionais dos alunos. A metodologia utilizada na pesquisa incluiu a aplicação de questionários para educadores, buscando entender suas percepções sobre a integração da dança na formação educacional. Os questionários avaliaram as práticas mais comuns e como essas práticas são abordadas na educação formal e não formal, observando as diferenças e semelhanças dessas abordagens. Além disso, foi analisado como a criação coreográfica é utilizada como uma ferramenta pedagógica para promover a autonomia e a expressão pessoal dos estudantes. Os dados coletados revelam que a dança é pouco valorizada nos currículos escolares da educação formal, sendo muitas vezes restrita a aulas de Artes e Educação Física ou oferecida como atividade extracurricular. No entanto, os educadores reconhecem os benefícios da dança, como a melhoria da socialização, do desenvolvimento cognitivo e da valorização cultural dos alunos. A pesquisa destaca a necessidade de adaptações metodológicas para atender às necessidades dos alunos e promover uma educação inclusiva e significativa. Nesse contexto, a dança desempenha um papel crucial no desenvolvimento integral dos alunos, promovendo habilidades socioemocionais essenciais e contribuindo para uma formação educacional mais holística. A inclusão da dança nos currículos universitários é fundamental para desenvolver e promover práticas, assim como capacita os professores a integrar essa arte no contexto educacional, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos. Ainda, a valorização da dança na formação docente também reforça a importância da educação artística e de qualidade. |
Abstract: | Dance is presented as a fundamental form of human expression and communication, which manifests itself through body movement. In the educational context, it is observed that dance is little incorporated into school and university curricula. The research seeks to question how expressiveness and socio-emotional aspects are promoted by dance and what is the training process of educators who work in formal and non-formal dance education. The study explores different theoretical perspectives on dance, highlighting its importance both as an art and as an educational tool. Dance at school is justified by its ability to develop critical, creative and autonomous citizens, while dance beyond school walls emphasizes the importance of movement in non-formal educational contexts. We also address how dance languages influence students’ socio-emotional skills. The methodology used in the research included the application of questionnaires to educators, seeking to understand their perceptions about the integration of dance in educational training. The questionnaires assessed the most common practices and how these practices are approached in formal and non-formal education, observing the differences and similarities of these approaches. Furthermore, it was analyzed how choreographic creation is used as a pedagogical tool to promote students' autonomy and personal expression. The data collected reveals that dance is little valued in formal education school curricula, often being restricted to Arts and Physical Education classes or offered as an extracurricular activity. However, educators recognize the benefits of dance, such as improving students' socialization, cognitive development and cultural appreciation. The research highlights the need for methodological adaptations to meet students' needs and promote inclusive and meaningful education. In this context, dance plays a crucial role in the integral development of students, promoting essential socio-emotional skills and contributing to a more holistic educational formation. The inclusion of dance in university curricula is essential for developing and promoting practices, as well as enabling teachers to integrate this art into the educational context, promoting the integral development of students. Furthermore, the valorization of dance in teacher training also reinforces the importance of quality artistic education. |
Keywords: | Dança Educação Formal Não formal Arte Formação |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7994 |
Issue Date: | Jul-2024 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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