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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8001
Type: | Monografia |
Título : | Cultura da(s) infância(s) e educação infantil: o que revelam as brincadeiras e as interações das crianças de 3 e 4 anos? |
Author: | Lopes, Natacha Vieira |
First advisor: | Souza, Flávia Burdzinski de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mohr, Naira Estela Roesler |
metadata.dc.contributor.referee2: | Confortin, Andressa |
Resume: | A presente pesquisa buscou investigar como as crianças revelam/produzem cultura infantil por meio das interações e brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil. O estudo foi realizado com um grupo de quinze crianças, de uma turma de Maternal 2, na faixa etária de 3 e 4 anos de idade, de uma escola pública de Educação Infantil, do município de Erechim/RS. A escrita foi estruturada em três capítulos. O primeiro capítulo, apresenta o percurso metodológico, que teve por base uma abordagem qualitativa, com uso de procedimentos da pesquisa bibliográfica, documental e com crianças. Inicialmente, a pesquisa também organizou uma análise bibliográfica e documental, baseando-se em documentos legais e obras de autores renomados na área. Posteriormente, utilizando-se da pesquisa com crianças através de uma abordagem sensível por meio de fotografias, vídeos, mini-histórias e transcrições de falas realizadas ao longo do ano de 2023 tendo como principal abordagem a pesquisa participante. O segundo capítulo aborda o percurso histórico e legal da Educação Infantil, refletindo sobre concepções de infância(s), bem como, as interações e brincadeiras como eixos norteadores das práticas pedagógicas. Para enriquecer a discussão, foram utilizados documentos e normativas legais que sustentam essa etapa da educação básica, especialmente o Parecer CNE/CEB nº 20/2009, que revisa as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI), e a Resolução CNE/CEB nº 5/2009 que fixa as Diretrizes (BRASIL, 2009a; 2009b). O terceiro capítulo aborda o conceito de cultura infantil e organiza duas categorias de discussão: a brincadeira e as interação de pares. Para fundamentar teoricamente a reflexão dos capítulos, foram utilizados autores como Vigotski (1984; 1991), Kishimoto (1994, 2013), Wajskop (1995), Friedmann (1996), Brougère (1997, 1998, 2010), Pinto e Sarmento (1997), Sarmento, (2004), Kramer (2006), Corsaro (2011), Barbosa (2007; 2009; 2014), Santos (2014), Souza (2023). Por fim, enfatiza-se que a realização da pesquisa com as crianças permitiu uma compreensão aprofundada sobre o modo como elas produzem e revelam a cultura infantil ao brincar e interagir entre seus pares. Por meio de uma escuta sensível, foi possível revelar os saberes construídos pelas crianças durante as interações e a brincadeira, eixos norteadores fundamentais que devem permear o cotidiano da Educação Infantil. |
Resumen : | The present research aimed to investigate how children reveal/produce children's culture through interactions and play in the daily life of Early Childhood Education. The study was conducted with a group of fifteen children, from a Maternal 2 class, aged 3 and 4 years old, from a public Early Childhood Education school in the municipality of Erechim/RS. The writing was structured into three chapters. The first chapter presents the methodological path, which was based on a qualitative approach, using bibliographic, documentary, and child-focused research procedures. Initially, the research also organized a bibliographic and documentary analysis, based on legal documents and works by renowned authors in the field. Subsequently, research with children was conducted through a sensitive approach using photographs, videos, mini-stories, and transcriptions of speeches made throughout the year 2023 with participatory research as its main approach. The second chapter addresses the historical and legal path of Early Childhood Education, reflecting on conceptions of childhood(s), as well as interactions and play as guiding axes of pedagogical practices. To enrich the discussion, documents and legal norms that support this stage of basic education were used, especially CNE/CEB Opinion Nº 20/2009, which revises the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI), and CNE/CEB Resolution No. 5/2009, which establishes the Guidelines (BRASIL, 2009a; 2009b). The third chapter discusses the concept of children's culture and organizes two discussion categories: play and peer interactions. To theoretically support the reflection of the chapters, authors such as Vygotsky (1984; 1991), Kishimoto (1994, 2013), Wajskop (1995), Friedmann (1996), Brougère (1997, 1998, 2010), Pinto and Sarmento (1997), Sarmento (2004), Kramer (2006), Corsaro (2011), Barbosa (2007; 2009; 2014), Santos (2014), and Souza (2023) were used. Finally, it is emphasized that conducting research with the children allowed for an in-depth understanding of how they produce and reveal children's culture through play and interaction with their peers. Through sensitive listening, it was possible to reveal the knowledge built by the children during interactions and play, fundamental guiding axes that should permeate the daily life of Early Childhood Education. |
Palabras clave : | Crianças cultura infantil interações brincadeira |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8001 |
Fecha de publicación : | jun-2024 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
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