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Type: Monografia
Título : Alfabetização/letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios, práticas e estratégias em destaque no período pandêmico
Author: Barros, Andreia Gislaine Herrera de
First advisor: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Resume: Este estudo ocupou-se de discussões que abordam os compromissos utilizados sob a denominação de estratégias e práticas docentes em relação à alfabetização/letramento no período pandêmico. Desejamos desvelar parte do processo de apologia feito em relação à importância da temática e suas singularidades, de modo particular num período extremamente complexo vivenciado durante o isolamento social de 2020 a 2022. A proposição em curso intenciona responder à seguinte indagação: que estratégias práticas docentes foram implementadas e/ou foram destinadas às crianças da classe de alfabetização/letramento na pandemia? O que diz a produção nacional? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, denominada também por Ferreira (2002) como estado do conhecimento, realizada na Revista Brasileira de Alfabetização (RBA), revista científica com periodicidade semestral, criada em 2015, no recorte temporal de 2020 a 2023/1. As expressões de busca foram: desafios da pandemia; estratégias e práticas docentes na e para alfabetização/letramento. Neste exercício investigatório na RBA, foram selecionados 10 artigos, os quais contemplaram o tema pesquisado, distribuído no recorte temporal citado. A sinalização que emerge dos artigos selecionados a partir dos critérios definidos para este estudo são constatações dos limites e da imprevisibilidade dos processos educativos ante as situações de emergência vivenciadas de acordo com o vivido na Covid 19. Embora pouco tempo para adaptação e formação insuficiente, é possível afirmar a dedicação e o empenho dos envolvidos e suas resiliências em se adaptarem ao novo modelo de ensino. Dadas estas circunstâncias, os professores não mediram esforços para enfrentar os desafios de alfabetizar as crianças remotamente e esses empenhos e movimentos formativos chancelavam mudanças de diferentes ordens nos processos educativos. A inserção de aplicativos, tendo em vista suprir a lacuna da aproximação física cerceada pelo isolamento, o reiterado, não se sobrepôs às demandas dos pais e da presença dos professores em diferentes situações. Há, igualmente, um movimento afetivo de busca da escola para desenvolver as atividades a serem realizadas pelos filhos, a escuta dos professores que igualmente vivenciavam as contradições, junto às famílias. O exposto, embora contraditório, reforçou uma reflexão que precisa ser situada em meio às múltiplas incursões que foram acontecendo, dada a diversidade deste: só há docência se houver discência, célebre afirmação de Paulo Freire (1999). A produção investigada e cartografada sinaliza múltiplas possibilidades, prospectando a necessidade de continuidade destes estudos, dados os impactos decorrentes da lacuna interativa vivenciada.
Resumen : This study focused on discussions addressing the commitments used under the denomination of teaching strategies and practices regarding literacy during the pandemic period. We aimed to unveil part of the advocacy process regarding the importance of the theme and its singularities, particularly during the extremely complex period experienced during social isolation from 2020 to 2022. The ongoing proposition intends to answer the following question: What teaching strategies and practices were implemented and/or aimed at children in literacy classes during the pandemic? What does the national production say? This is a qualitative bibliographic research, also referred to by Ferreira (2002) as a state of knowledge, conducted in the Brazilian Journal of Literacy (BJL), a semiannual scientific journal created in 2015, within the time frame of 2020 to 2023/1. The search expressions: Pandemic challenges; teaching strategies and practices in and for literacy. In this investigative exercise in the BJL, 10 articles were selected, which addressed the researched theme, distributed within the mentioned time frame. The signaling that emerges from the selected articles based on the criteria defined for this study are findings of the limits, the unpredictability of educational processes, in the face of emergency situations experienced according to what was experienced in Covid_19. Although the short time for adaptation and insufficient training, it is possible to affirm the dedication and commitment of those involved and their resilience in adapting to the remote teaching model. Despite these circumstances, teachers spared no effort to face the challenges of teaching literacy to children remotely. These efforts, formative movements, endorsed changes of different orders in educational processes. The insertion of applications, aiming to fill the gap of physical proximity, curtailed by isolation, did not override the demands of parents, the presence of teachers in different situations. There is also an affective movement of seeking the school to develop activities to be carried out by children, listening to teachers who were also experiencing contradictions alongside families. The above, although contradictory, reinforced a reflection that needs to be situated amid the multiple incursions that were occurring, given the diversity of this: there is only teaching if there is learning, as Freire (1999) famously stated. The investigated and mapped production signals multiple possibilities, prospecting the need for the continuity of these studies, given the impacts resulting from the experienced interactive gap.
Palabras clave : Alfabetização
Letramento
Pandemias
Tecnologia de comunicação
Prática de ensino
Educação à distância
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8010
Fecha de publicación : 2024
Aparece en las colecciones: Pedagogia

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