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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Lísia Regina-
dc.creatorDalri, Daiana-
dc.date2024-07-09-
dc.date.accessioned2024-11-06T18:09:58Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-11-06T18:09:58Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8016-
dc.description.abstractThis article is a bibliographic research made during the pedagogy graduation course of the Universidade Federal da Fronteira Sul as a final course assignment. The main theme of this article is high-skill/giftedness and teachers' training. The general goal is to analyse the scientific production of high-skill/giftedness between 2019 and 2023. The specific objectives were to identify the scientific production between 2019 and 2023 about high skills/giftedness and teachers training in the BDTD and SCIELO platforms; analyse the kinds of research made about the theme; discuss the researches related to the theme of High skills/giftedness and teachers training. The bibliographic research was made using the following research terms: high skills/giftedness; teachers; teacher's training. The first research found 49 thesis on the BDTD platform and 17 articles on the Scielo platform. After the data analysis, 6 thesis from the BDTD platform, and three articles from the Scielo platform, were selected. The data analysis followed the categories: kind of research, definition of high skills/giftedness and definition of teacher's training. Among the theories to explain the high skills/giftedness notion, the "three rings theory", developed by Renzulli (1986), understands giftedness as the interaction of three components: Above Average Ability, Creativity and Task Commitment, is highlighted. The results signal the relevance of basic and continuous training program creation, which qualifies teachers to work in a way that promotes the development of all students, including the ones who are gifted/highly skilled. This research helped to understand the contemporary scientific production about High skills/giftedness and teacher formation, highlighting the need for a teacher training curriculum renovation to ensure an inclusive education that assists different needs, emphasizing that understanding and qualification are critical to the development of an equitable and effective educational system.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica, realizada durante o Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, por meio da realização do trabalho de conclusão de curso. A temática deste estudo versa sobre altas habilidades/superdotação e a formação de professores. O objetivo geral foi analisar a produção científica sobre altas habilidades/superdotação e a formação de professores, no período entre 2019 e 2023. Os objetivos específicos foram: identificar a produção científica nas plataformas BDTD e SCIELO sobre altas habilidades/superdotação e formação de professores, no período entre 2019 e 2023; analisar os tipos de pesquisa sobre a temática; discutir as pesquisas relacionadas a AH/SD e a formação de professores. Para realizar a busca bibliográfica foram utilizados os descritores: altas habilidades/superdotação; professores; formação de professores. Na primeira busca na BDTD foram encontradas 49 dissertações, e na Scielo, foram encontrados 17 artigos. Depois de filtrados os dados, foram selecionadas seis dissertações na plataforma BDTD e três artigos na Scielo. A análise de dados foi realizada por meio de análise de conteúdo e emergiram 3 categorias: tipos de pesquisa, concepção sobre altas habilidades/superdotação e formação de professores. Entre as teorias para explicar o conceito de altas habilidades/superdotação, destaca-se a Teoria dos Três Anéis, proposta por Renzulli (1986), que compreende a superdotação como o resultado da interação de três componentes: habilidade acima da média, criatividade e envolvimento com a tarefa. Os resultados indicam a importância do desenvolvimento de programas de formação inicial e continuada no sentido de preparar os professores para uma atuação que promova o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos de todos, incluindo os sujeitos com altas habilidades/superdotação. Esta pesquisa contribui para o entendimento contemporâneo da produção científica acerca das AH/SD e a formação de professores, evidenciando a necessidade da reforma curricular dos cursos de licenciatura, assegurando uma educação inclusiva para atender as diferentes necessidades dos alunos, evidenciando que a compreensão e a capacitação são essenciais para que se tenha uma construção de um sistema educacional equitativo e eficaz.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-10-08T14:45:09Z No. of bitstreams: 1 DALRI.pdf: 393766 bytes, checksum: dffa02ac1cc21dea483c1a765cb430d8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-06T18:09:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DALRI.pdf: 393766 bytes, checksum: dffa02ac1cc21dea483c1a765cb430d8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-06T18:09:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DALRI.pdf: 393766 bytes, checksum: dffa02ac1cc21dea483c1a765cb430d8 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSuperdotadospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.titleAnálise da produção científica sobre altas habilidades/superdotação e formação de professores no período de 2019 a 2023pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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