Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8016
Type: Monografia
Title: Análise da produção científica sobre altas habilidades/superdotação e formação de professores no período de 2019 a 2023
Author: Dalri, Daiana
First advisor: Ferreira, Lísia Regina
Resume: Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica, realizada durante o Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, por meio da realização do trabalho de conclusão de curso. A temática deste estudo versa sobre altas habilidades/superdotação e a formação de professores. O objetivo geral foi analisar a produção científica sobre altas habilidades/superdotação e a formação de professores, no período entre 2019 e 2023. Os objetivos específicos foram: identificar a produção científica nas plataformas BDTD e SCIELO sobre altas habilidades/superdotação e formação de professores, no período entre 2019 e 2023; analisar os tipos de pesquisa sobre a temática; discutir as pesquisas relacionadas a AH/SD e a formação de professores. Para realizar a busca bibliográfica foram utilizados os descritores: altas habilidades/superdotação; professores; formação de professores. Na primeira busca na BDTD foram encontradas 49 dissertações, e na Scielo, foram encontrados 17 artigos. Depois de filtrados os dados, foram selecionadas seis dissertações na plataforma BDTD e três artigos na Scielo. A análise de dados foi realizada por meio de análise de conteúdo e emergiram 3 categorias: tipos de pesquisa, concepção sobre altas habilidades/superdotação e formação de professores. Entre as teorias para explicar o conceito de altas habilidades/superdotação, destaca-se a Teoria dos Três Anéis, proposta por Renzulli (1986), que compreende a superdotação como o resultado da interação de três componentes: habilidade acima da média, criatividade e envolvimento com a tarefa. Os resultados indicam a importância do desenvolvimento de programas de formação inicial e continuada no sentido de preparar os professores para uma atuação que promova o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos de todos, incluindo os sujeitos com altas habilidades/superdotação. Esta pesquisa contribui para o entendimento contemporâneo da produção científica acerca das AH/SD e a formação de professores, evidenciando a necessidade da reforma curricular dos cursos de licenciatura, assegurando uma educação inclusiva para atender as diferentes necessidades dos alunos, evidenciando que a compreensão e a capacitação são essenciais para que se tenha uma construção de um sistema educacional equitativo e eficaz.
Abstract: This article is a bibliographic research made during the pedagogy graduation course of the Universidade Federal da Fronteira Sul as a final course assignment. The main theme of this article is high-skill/giftedness and teachers' training. The general goal is to analyse the scientific production of high-skill/giftedness between 2019 and 2023. The specific objectives were to identify the scientific production between 2019 and 2023 about high skills/giftedness and teachers training in the BDTD and SCIELO platforms; analyse the kinds of research made about the theme; discuss the researches related to the theme of High skills/giftedness and teachers training. The bibliographic research was made using the following research terms: high skills/giftedness; teachers; teacher's training. The first research found 49 thesis on the BDTD platform and 17 articles on the Scielo platform. After the data analysis, 6 thesis from the BDTD platform, and three articles from the Scielo platform, were selected. The data analysis followed the categories: kind of research, definition of high skills/giftedness and definition of teacher's training. Among the theories to explain the high skills/giftedness notion, the "three rings theory", developed by Renzulli (1986), understands giftedness as the interaction of three components: Above Average Ability, Creativity and Task Commitment, is highlighted. The results signal the relevance of basic and continuous training program creation, which qualifies teachers to work in a way that promotes the development of all students, including the ones who are gifted/highly skilled. This research helped to understand the contemporary scientific production about High skills/giftedness and teacher formation, highlighting the need for a teacher training curriculum renovation to ensure an inclusive education that assists different needs, emphasizing that understanding and qualification are critical to the development of an equitable and effective educational system.
Keywords: Superdotados
Formação de professores
Produção científica
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8016
Issue Date: 2024
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DALRI.pdf384,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.