Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8016
Type: | Monografia |
Título : | Análise da produção científica sobre altas habilidades/superdotação e formação de professores no período de 2019 a 2023 |
Author: | Dalri, Daiana |
First advisor: | Ferreira, Lísia Regina |
Resume: | Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica, realizada durante o Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, por meio da realização do trabalho de conclusão de curso. A temática deste estudo versa sobre altas habilidades/superdotação e a formação de professores. O objetivo geral foi analisar a produção científica sobre altas habilidades/superdotação e a formação de professores, no período entre 2019 e 2023. Os objetivos específicos foram: identificar a produção científica nas plataformas BDTD e SCIELO sobre altas habilidades/superdotação e formação de professores, no período entre 2019 e 2023; analisar os tipos de pesquisa sobre a temática; discutir as pesquisas relacionadas a AH/SD e a formação de professores. Para realizar a busca bibliográfica foram utilizados os descritores: altas habilidades/superdotação; professores; formação de professores. Na primeira busca na BDTD foram encontradas 49 dissertações, e na Scielo, foram encontrados 17 artigos. Depois de filtrados os dados, foram selecionadas seis dissertações na plataforma BDTD e três artigos na Scielo. A análise de dados foi realizada por meio de análise de conteúdo e emergiram 3 categorias: tipos de pesquisa, concepção sobre altas habilidades/superdotação e formação de professores. Entre as teorias para explicar o conceito de altas habilidades/superdotação, destaca-se a Teoria dos Três Anéis, proposta por Renzulli (1986), que compreende a superdotação como o resultado da interação de três componentes: habilidade acima da média, criatividade e envolvimento com a tarefa. Os resultados indicam a importância do desenvolvimento de programas de formação inicial e continuada no sentido de preparar os professores para uma atuação que promova o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos de todos, incluindo os sujeitos com altas habilidades/superdotação. Esta pesquisa contribui para o entendimento contemporâneo da produção científica acerca das AH/SD e a formação de professores, evidenciando a necessidade da reforma curricular dos cursos de licenciatura, assegurando uma educação inclusiva para atender as diferentes necessidades dos alunos, evidenciando que a compreensão e a capacitação são essenciais para que se tenha uma construção de um sistema educacional equitativo e eficaz. |
Resumen : | This article is a bibliographic research made during the pedagogy graduation course of the Universidade Federal da Fronteira Sul as a final course assignment. The main theme of this article is high-skill/giftedness and teachers' training. The general goal is to analyse the scientific production of high-skill/giftedness between 2019 and 2023. The specific objectives were to identify the scientific production between 2019 and 2023 about high skills/giftedness and teachers training in the BDTD and SCIELO platforms; analyse the kinds of research made about the theme; discuss the researches related to the theme of High skills/giftedness and teachers training. The bibliographic research was made using the following research terms: high skills/giftedness; teachers; teacher's training. The first research found 49 thesis on the BDTD platform and 17 articles on the Scielo platform. After the data analysis, 6 thesis from the BDTD platform, and three articles from the Scielo platform, were selected. The data analysis followed the categories: kind of research, definition of high skills/giftedness and definition of teacher's training. Among the theories to explain the high skills/giftedness notion, the "three rings theory", developed by Renzulli (1986), understands giftedness as the interaction of three components: Above Average Ability, Creativity and Task Commitment, is highlighted. The results signal the relevance of basic and continuous training program creation, which qualifies teachers to work in a way that promotes the development of all students, including the ones who are gifted/highly skilled. This research helped to understand the contemporary scientific production about High skills/giftedness and teacher formation, highlighting the need for a teacher training curriculum renovation to ensure an inclusive education that assists different needs, emphasizing that understanding and qualification are critical to the development of an equitable and effective educational system. |
Palabras clave : | Superdotados Formação de professores Produção científica |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8016 |
Fecha de publicación : | 2024 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DALRI.pdf | 384,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.