Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8020
Tipo: | Monografia |
Título: | Um estudo bibliográfico sobre ensino de matemática na educação infantil: a presença de componentes curriculares nos cursos de pedagogia da região sul |
Autor(es): | Campos, Jéssica Fernanda Machado, Loreni Klein |
Primeiro Orientador: | Melo, Marisol Vieira |
Resumo: | Este estudo aborda a ausência/presença da Matemática na Educação Infantil nos Cursos de Pedagogia de instituições públicas da região sul do Brasil. Assim sendo, tem por objetivo analisar as propostas curriculares desses cursos com foco nos componentes curriculares de Matemática direcionados à Educação Infantil. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa por intermédio de análise documental e bibliográfica das ementas curriculares desses Cursos de Pedagogia na modalidade presencial e à distância. Este estudo fundamenta-se teoricamente em autores que abordam o papel da matemática na Educação Infantil, além dos referenciais curriculares dessa fase escolar. Ao serem analisadas as propostas curriculares e as respectivas ementas dos cursos de Pedagogia identificou-se um silenciamento da Matemática na Educação Infantil apresentando distanciamento e dispersão nas propostas curriculares, evidenciando assim, a discrepância na organização curricular dos cursos oferecidos para formação inicial de professores das instituições analisadas. |
Abstract/Resumen: | This study addresses the absence / presence of Mathematics in Early Childhood Education in Pedagogy Courses at public institutions in the southern region of Brazil. Therefore, its objective is to analyze the curricular proposals of these courses with a focus on the curriculum components of Mathematics directed to Early Childhood Education. The study is characterized as a qualitative research through documentary and bibliographic analysis of the curricular syllabuses of these Pedagogy Courses in the face-to-face and distance modality. This study is theoretically based on authors who address the role of mathematics in Early Childhood Education, in addition to the curricular references of this school phase. When analyzing the curricular proposals and the respective syllabuses of the Pedagogy courses, a silencing of Mathematics in Early Childhood Education was identified, showing distance and dispersion in the curricular proposals, thus evidencing the discrepancy in the curricular organization of the courses offered for the initial training of teachers of the analyzed institutions. |
Palavras-chave: | Matemática Pedagogia Curso de graduação Currículo de ensino superior Educação infantil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8020 |
Data do documento: | 2019 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAMPOS.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.