Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8021
Type: Monografia
Título : Compras 4.0: análise do setor de compras e proposição de um modelo na empresa X
Author: Iltchenco, Eliziane
First advisor: Deimling, Moacir Francisco
Resume: O Compras 4.0 refere-se à transformação digital do processo de compras em organizações, utilizando tecnologias como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, análise de dados e automação para tornar o processo de compras mais inteligente, ágil e estratégico. Diante da crescente expansão da Indústria 4.0 em diversos setores corporativos, surge o objetivo central desta pesquisa: propor um modelo de Compras 4.0 a ser implementado na empresa X, que se adeque às necessidades da companhia. A metodologia da presente pesquisa tem por objetivo analisar como e quais princípios da Indústria 4.0 estão presentes no processo de compras de uma indústria da região Oeste de Santa Catarina. Para tal, foi conduzido um estudo de caso de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivos descritivos, utilizando de uma entrevista semiestruturada para posterior análise. Após as informações coletadas sobre o atual patamar da empresa X no compras 4.0, percebe-se que esta está em fase mediana de adequação. Dentre os quatorze tópicos propostos pelo modelo construído, o departamento de Compras pratica sete deles, e possui sete a melhorar/implementar. Apesar de não considerar executar essas estratégias a longo prazo, a empresa se mostrou interessada em ampliar seu conhecimento sobre o assunto, e futuramente abranger ainda mais o Compras 4.0 em seu processo.
Resumen : Procurement 4.0 refers to the digital transformation of the procurement process in organizations, using technologies such as Artificial Intelligence, Internet of Things, data analytics, and automation to make the procurement process smarter, more agile, and more strategic. In view of the growing expansion of Industry 4.0 in several corporate sectors, the central objective of this research arises: to propose a Procurement 4.0 model to be implemented in company X, which suits the company's needs. The methodology of this research aims to analyze how and which principles of Industry 4.0 are present in the purchasing process of an industry in the Western region of Santa Catarina. To this end, an applied case study was conducted, with a qualitative approach and descriptive objectives, using a semi-structured interview for further analysis.After the information collected about the current level of company X in purchasing 4.0, it is perceived that it is in the median phase of adaptation. Among the fourteen topics proposed by the built model, the Purchasing department practices seven of them, and has seven to improve/implement. Although it does not consider executing these strategies in the long term, the company was interested in expanding its knowledge on the subject, and in the future to include Procurement 4.0 even more in its process.
Palabras clave : Administração de compras
Indústria 4.0
Inovações tecnológicas
Estratégia organizacional
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8021
Fecha de publicación : 2024
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ILTCHENCO.pdf371,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.