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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alves, Solange Maria-
dc.creatorSchonhorst, Maiara-
dc.date2024-05-17-
dc.date.accessioned2024-11-06T19:18:14Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-11-06T19:18:14Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8027-
dc.description.resumoEste estudo, é parte do projeto de pesquisa “Desenvolvimento Humano e educação na perspectiva histórico-cultural”, filiado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski-GEPEVI da UFFS Campus Chapecó- Santa Catarina. A pesquisa tem como objetivo analisar os projetos políticos pedagógicos de duas escolas que vivenciam propostas pedagógicas de educação de tempo integral, uma situada no Oeste catarinense e outra no meio-oeste catarinense para, assim, compreender a seguinte questão de pesquisa: Que concepção de educação integral e de tempo integral orienta as políticas curriculares no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental, situadas entre meio-oeste e oeste catarinense? Partindo desse problema as questões que surgem são: Que concepções de educação de tempo integral e educação integral nos orientam neste estudo? O que dizem os documentos curriculares ou as propostas curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental das experiências em estudo, sobre educação integral e tempo integral? Em termos metodológicos orienta-se pelos pressupostos epistemológicos do materialismo histórico-dialético, matriz de referência da teoria histórico-cultural, que é o suporte teórico desta pesquisa. Em termos procedimentais, far-se-á uso da estratégia de análise de conteúdo de Minayo 2011. Nossos resultados indicam que as escolas utilizam termos tanto das concepções liberais de educação, quanto das concepções críticas de educação e provavelmente isso se manifesta nas práticas pedagógicas no cotidiano escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-10-09T14:36:55Z No. of bitstreams: 1 SCHONHORST.pdf: 34819438 bytes, checksum: 3e28254640e64a60de4571abdeea1484 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleEducação integral nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios, perspectivas e concepçõespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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