Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8027Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Alves, Solange Maria | - |
| dc.creator | Schonhorst, Maiara | - |
| dc.date | 2024-05-17 | - |
| dc.date.accessioned | 2024-11-06T19:18:14Z | - |
| dc.date.available | 2024 | - |
| dc.date.available | 2024-11-06T19:18:14Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8027 | - |
| dc.description.resumo | Este estudo, é parte do projeto de pesquisa “Desenvolvimento Humano e educação na perspectiva histórico-cultural”, filiado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski-GEPEVI da UFFS Campus Chapecó- Santa Catarina. A pesquisa tem como objetivo analisar os projetos políticos pedagógicos de duas escolas que vivenciam propostas pedagógicas de educação de tempo integral, uma situada no Oeste catarinense e outra no meio-oeste catarinense para, assim, compreender a seguinte questão de pesquisa: Que concepção de educação integral e de tempo integral orienta as políticas curriculares no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental, situadas entre meio-oeste e oeste catarinense? Partindo desse problema as questões que surgem são: Que concepções de educação de tempo integral e educação integral nos orientam neste estudo? O que dizem os documentos curriculares ou as propostas curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental das experiências em estudo, sobre educação integral e tempo integral? Em termos metodológicos orienta-se pelos pressupostos epistemológicos do materialismo histórico-dialético, matriz de referência da teoria histórico-cultural, que é o suporte teórico desta pesquisa. Em termos procedimentais, far-se-á uso da estratégia de análise de conteúdo de Minayo 2011. Nossos resultados indicam que as escolas utilizam termos tanto das concepções liberais de educação, quanto das concepções críticas de educação e provavelmente isso se manifesta nas práticas pedagógicas no cotidiano escolar. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-10-09T14:36:55Z No. of bitstreams: 1 SCHONHORST.pdf: 34819438 bytes, checksum: 3e28254640e64a60de4571abdeea1484 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-06T19:18:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHONHORST.pdf: 34819438 bytes, checksum: 3e28254640e64a60de4571abdeea1484 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-11-06T19:18:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCHONHORST.pdf: 34819438 bytes, checksum: 3e28254640e64a60de4571abdeea1484 (MD5) Previous issue date: 2024 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação integral | pt_BR |
| dc.subject | Currículo | pt_BR |
| dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
| dc.title | Educação integral nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios, perspectivas e concepções | pt_BR |
| dc.type | Monografia | pt_BR |
| Appears in Collections: | Pedagogia | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| SCHONHORST.pdf | 34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.