Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8027
Tipo: Monografia
Título: Educação integral nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios, perspectivas e concepções
Autor(es): Schonhorst, Maiara
Primeiro Orientador: Alves, Solange Maria
Resumo: Este estudo, é parte do projeto de pesquisa “Desenvolvimento Humano e educação na perspectiva histórico-cultural”, filiado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski-GEPEVI da UFFS Campus Chapecó- Santa Catarina. A pesquisa tem como objetivo analisar os projetos políticos pedagógicos de duas escolas que vivenciam propostas pedagógicas de educação de tempo integral, uma situada no Oeste catarinense e outra no meio-oeste catarinense para, assim, compreender a seguinte questão de pesquisa: Que concepção de educação integral e de tempo integral orienta as políticas curriculares no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental, situadas entre meio-oeste e oeste catarinense? Partindo desse problema as questões que surgem são: Que concepções de educação de tempo integral e educação integral nos orientam neste estudo? O que dizem os documentos curriculares ou as propostas curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental das experiências em estudo, sobre educação integral e tempo integral? Em termos metodológicos orienta-se pelos pressupostos epistemológicos do materialismo histórico-dialético, matriz de referência da teoria histórico-cultural, que é o suporte teórico desta pesquisa. Em termos procedimentais, far-se-á uso da estratégia de análise de conteúdo de Minayo 2011. Nossos resultados indicam que as escolas utilizam termos tanto das concepções liberais de educação, quanto das concepções críticas de educação e provavelmente isso se manifesta nas práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Palavras-chave: Educação integral
Currículo
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8027
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHONHORST.pdf34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.