Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8027
Type: | Monografia |
Title: | Educação integral nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios, perspectivas e concepções |
Author: | Schonhorst, Maiara |
First advisor: | Alves, Solange Maria |
Resume: | Este estudo, é parte do projeto de pesquisa “Desenvolvimento Humano e educação na perspectiva histórico-cultural”, filiado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski-GEPEVI da UFFS Campus Chapecó- Santa Catarina. A pesquisa tem como objetivo analisar os projetos políticos pedagógicos de duas escolas que vivenciam propostas pedagógicas de educação de tempo integral, uma situada no Oeste catarinense e outra no meio-oeste catarinense para, assim, compreender a seguinte questão de pesquisa: Que concepção de educação integral e de tempo integral orienta as políticas curriculares no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental, situadas entre meio-oeste e oeste catarinense? Partindo desse problema as questões que surgem são: Que concepções de educação de tempo integral e educação integral nos orientam neste estudo? O que dizem os documentos curriculares ou as propostas curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental das experiências em estudo, sobre educação integral e tempo integral? Em termos metodológicos orienta-se pelos pressupostos epistemológicos do materialismo histórico-dialético, matriz de referência da teoria histórico-cultural, que é o suporte teórico desta pesquisa. Em termos procedimentais, far-se-á uso da estratégia de análise de conteúdo de Minayo 2011. Nossos resultados indicam que as escolas utilizam termos tanto das concepções liberais de educação, quanto das concepções críticas de educação e provavelmente isso se manifesta nas práticas pedagógicas no cotidiano escolar. |
Keywords: | Educação integral Currículo Ensino fundamental |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8027 |
Issue Date: | 2024 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SCHONHORST.pdf | 34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.