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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8029
Tipo: | Monografia |
Título: | Imaginação política na educação: possíveis contribuições de Pierre Dardot e Christian Laval ao debate pedagógico a partir do princípio comum |
Autor(es): | Souza, Patrícia Tomas de |
Primeiro Orientador: | Baccin, Diego José |
Resumo: | A presente pesquisa investiga as contribuições teóricas de Pierre Dardot e Christian Laval ao debate pedagógico através do Princípio Comum. Através de uma análise hermenêutica, o estudo relaciona algumas fontes de influências do neoliberalismo sobre o campo educacional, a partir de políticas e práticas que denotam uma lógica mercantil e gerencialista. Dardot e Laval desenvolvem uma série de proposições em alternância a essa nova racionalidade mundial que interfere nas políticas sociais. A investigação revela que, enquanto a educação se adapta a um modelo competitivo e instrumentalista, o conceito do Princípio Comum proposto pelos autores oferece uma forte alternativa que proporciona a retomada dos direitos comuns a todos. Este princípio promove a colaboração democrática e busca resgatar instituições de governança pública e participativa, essenciais para uma educação que supere a proposta curricular para a demanda de mercado. Ao confrontar as demandas impostas pelo mercado com a necessidade de uma democracia participativa, propõe imaginar um horizonte onde o bem comum prevaleça sobre interesses particulares, retirando a educação do enfoque instrumentalista e mercantil. Em suma, o comum visa propor a retomada de movimentos democráticos participativos, movimentos em busca das Instituições comuns, uma busca democrática das instituições e do governo pela sociedade em uma direção que está para além do neoliberal e apresenta-se como um princípio potencial ao introduzir novas perspectivas às esferas sociais, provocando, consequentemente, novos horizontes ao sistema normativo que estende sua lógica de mercado a todas as instâncias sociais. |
Abstract/Resumen: | The present research investigates Pierre Dardot and Christian Laval's theoretical contributions to the pedagogical debate through the Common Principle. Through a hermeneutic analysis, the study relates some sources of neoliberalism's influence on the educational field, based on policies and practices that denote a market-oriented and managerial logic. Dardot and Laval develop a series of propositions as an alternative to this new global rationality that interferes with social policies. The investigation reveals that while education adapts to a competitive and instrumentalist model, the concept of the Common Principle proposed by the authors offers a strong alternative that promotes the reclaiming of common rights for all. This principle fosters democratic collaboration and seeks to reclaim public and participatory governance institutions, essential for overcoming an education system that caters primarily to market demands. By confronting market-driven demands with the need for participatory democracy, it proposes envisioning a horizon where the common good prevails over private interests, moving education away from instrumentalist and market-oriented approaches. In summary, the common aims to reclaim participatory democratic movements, movements seeking common institutions, a democratic search for institutions and government by society in a direction that goes beyond neoliberalism and presents itself as a potential principle by introducing new perspectives to social spheres, consequently prompting new social horizons to the normative system that extends its market logic to all social instances. |
Palavras-chave: | Neoliberalismo Educação Políticas públicas Democracia participativa Mercado de trabalho |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8029 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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